Neste sábado (6) é celebrado o Dia Nacional da Extensão Rural e do Extensionista Rural, uma data que reconhece a contribuição desses profissionais para o desenvolvimento agrícola e para a construção de um meio rural mais sustentável e inclusivo. No Espírito Santo, o Governo do Estado oferece esse importante serviço, por meio do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), que destaca o papel estratégico desempenhado por sua equipe de extensionistas, responsável por levar inovação e cidadania às famílias do campo.
A extensão rural é um dos pilares da atuação do Incaper e representa a ponte entre o conhecimento técnico-científico e a realidade dos agricultores. Todos os anos, o Instituto presta atendimento direto a cerca de 40 mil produtores rurais, por meio de visitas técnicas, capacitações, acompanhamento de projetos produtivos, orientação em políticas públicas, apoio a agroindústrias familiares, organização para mercados institucionais, entre outras ações que impulsionam o desenvolvimento rural capixaba.
De norte a sul do Espírito Santo, os extensionistas atuam lado a lado com as famílias rurais, levando informações qualificadas, tecnologias validadas, práticas sustentáveis e soluções adaptadas às necessidades de cada região. Esse trabalho contribui para a melhoria da eficiência produtiva, o uso racional dos recursos naturais, a diversificação das atividades, a inclusão produtiva da agricultura familiar e o fortalecimento das cadeias agrícolas estratégicas do Estado.
Além do apoio técnico, os extensionistas desempenham papel fundamental no acesso dos agricultores a políticas públicas de crédito, inclusão social e comercialização, ampliando oportunidades e abrindo caminhos para que as propriedades rurais avancem de forma estruturada e segura.
O diretor-geral do Incaper, Alessandro Broedel, destaca a relevância do trabalho desses profissionais. “Neste dia especial, o Incaper reforça seu compromisso com a extensão rural pública, gratuita e de qualidade. Nossos extensionistas são agentes transformadores da realidade rural capixaba. Eles levam conhecimento, acompanham desafios, estimulam inovações e ajudam os agricultores a aplicar soluções que fortalecem a agricultura e as comunidades rurais do Estado”, destaca.
O gerente de Ater do Incaper, Agno Tadeu da Silva, também ressalta a amplitude e o impacto da atuação dos extensionistas. “O serviço de extensão rural vai muito além da assistência aos processos produtivos. Nosso compromisso é promover o desenvolvimento rural, que considera a produção, mas também a qualidade de vida, a autonomia e as oportunidades para quem vive e constrói a agricultura capixaba”, afirma.
Ao celebrar a data, o Incaper reafirma sua missão pública e reconhece a dedicação dos extensionistas que, diariamente, percorrem estradas, propriedades e comunidades rurais, construindo vínculos, disseminando conhecimento e contribuindo para uma agricultura capixaba mais forte, sustentável e humana.
Informações à Imprensa:
Coordenação de Comunicação e Marketing do Incaper
Felipe Ribeiro
(27) 98849-6999
comunicacao@incaper.es.gov.br