23/03/2018 13h21 - Atualizado em 23/03/2018 13h56

Incaper celebra o Dia Meteorológico Mundial 2018

Foto: Arquivo/Incaper
Parabéns: Hoje é o Dia Mundial da Meteorologia!

O Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), por realizar atividades voltadas ao meio rural do Espírito Santo, intimamente ligadas ao tempo e ao clima, celebra o Dia Meteorológico Mundial, cujo tema escolhido para este ano é “Weather-ready, climate-smart” - “Prontos para o tempo, preparados para o clima”.

Nesse sentido, o dia 23 de março é uma data especial e que destaca a importância dos serviços da meteorologia para a sociedade. “O tempo, o clima e a água são vitais para o bem-estar, a saúde e a segurança alimentar da população, mas também podem ser destrutivos. Os eventos meteorológicos extremos, como ciclones tropicais, chuvas fortes, ondas de calor, secas, nevascas e temperaturas congelantes estão ceifando vidas e acabando os meios de subsistência ao longo dos anos”, disse o secretário-geral da Organização Meteorológica Mundial (OMM), Petteri Taalas. Ele ainda reforçou que se adicionarmos o slogan ‘uso racional da água’ ao tema deste ano, completamos o círculo dos elementos que impulsionam o desenvolvimento sustentável.

Atualmente, a equipe do Sistema de Informações Meteorológicas do Incaper conta com cinco profissionais Meteorologistas: Bruce Pontes, Hugo Ely dos Anjos Ramos, Ivaniel Maia, Pedro Henrique Pantoja e Thábata Brito de Medeiros.

“A meteorologia pode contribuir de várias formas em favor da sociedade, pois ela influencia na tomada de decisões na vida das pessoas. No Incaper, o desenvolvimento dessa atividade é de grande importância para a promoção da sustentabilidade na agricultura capixaba”, disse o coordenador das atividades de meteorologia no Incaper, Hugo Ramos.

Perspectivas para 2018

Segundo Thábata Brito, até o fim do primeiro semestre de 2018, os usuários do Incaper poderão acessar os novos produtos que vêm sendo desenvolvidos pela equipe de meteorologia. “A previsão do tempo ficará mais moderna e precisa, pois todos poderão acessar as informações específicas para o seu município, estendida para um período de 15 dias”.

O meteorologista Bruce Pontes acrescentou que “será implantado um sistema de previsão a longo prazo, com as tendências climáticas para um período de até 3 meses para o Espírito Santo”. Além disso, estão entre os novos produtos que a Meteorologia pretende entregar este ano a Síntese Climática Trimestral, o Boletim Agroclimático Mensal, a atualização do Sistema de Aquisição e Processamento de Dados Meteorológicos, a elaboração de produções científicas (artigos e similares) para publicação em periódicos, entre outros. Demandas similares de pesquisa e desenvolvimento também estão em andamento desde o último fórum com o IP&A.

Dia especial

A Organização Meteorológica Mundial (OMM), fundada em 23 de março de 1950, é sucessora da Organização Meteorológica Internacional, criada em 1873. Trata-se de uma agência das Nações Unidas (ONU), que tem como missão apoiar países do mundo a prover serviços meteorológicos e hidrológicos, protegendo a vida e propriedades de desastres naturais relacionados ao tempo, ao clima e à água, para salvaguardar o meio ambiente, e para contribuir para o desenvolvimento sustentável.

Nesta sexta-feira (23), o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), órgão representante do Brasil junto à OMM, celebrará a data em todas as suas unidades no Brasil, com palestras e seminários. Universidades e órgãos que atuam na área também vão realizar programações específicas abordando o tema escolhido.

Juliana Esteves - juliana.esteves@incaper.es.gov.br
Luciana Silvestre – luciana.silvestre@incaper.es.gov.br