06/12/2022 16h35 - Atualizado em 06/12/2022 16h47

Incaper comemora Dia da Extensão Rural

O Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) comemora, nessa terça-feira (06), o Dia da Extensão Rural e parabeniza os seus profissionais extensionistas, entre homens e mulheres, distribuídos nos 78 municípios capixabas. O extensionista rural atua como agentes de transformação no campo, levando conhecimento, tecnologias e sustentabilidade para as famílias rurais, pescadores e os povos tradicionais por todo o Estado.

A profissão é oficialmente exercida no Brasil desde 1948, com a criação da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais, e tem data comemorativa registrada no mesmo dia de fundação da instituição mineira. No Espírito Santo, foi na década de 1960 que surgiu a primeira Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Espírito Santo (Emater-ES), que visava atender grandes programas e projetos concebidos e coordenados pelo Governo Federal.

“A extensão rural funciona como um processo de educação não formal, geralmente de forma coletiva no campo. A partir daí, se buscou o desenvolvimento tanto das famílias quanto dos espaços em que elas vivem e das organizações em que participam. Para isso, os extensionistas utilizam ferramentas poderosas de transformação, tais como os diagnósticos participativos, diálogo, visitas técnicas, atividades coletivas de capacitação oficinas, cursos, dias de campo, reuniões com demonstrações de método, palestras, excursões, entre outros”, destacou o gerente de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) do Incaper, Fabiano Tristão.

“O Incaper tem uma história valiosa e que nos serve de referência em todos os seus serviços. Nossa extensão rural é forte e deve ser reforçada com os trabalhos de pesquisa e fomento. Em nome de todos os colegas extensionistas, desejo que a gente caminhe fazendo uma integração verdadeira e mostrando serviços essenciais ao nosso público, de forma organizada e harmônica, potencializando os nossos resultados”, acrescentou Fabiano Tristão.

Para o presidente do Incaper, Lázaro Samir Abrantes Raslan, a extensão do Estado é privilegiada, pois há mais de 60 anos realiza ações de pesquisa, extensão e assistência técnica, beneficiando os produtores capixabas e de estados vizinhos. “Também por este motivo é que o Governo do Estado deferiu a realização do concurso do Incaper, que nos trará renovação e continuidade para a qualidade de nossos serviços prestados à sociedade”, pontuou.

Para os serviços da Ater, o Incaper conta com uma equipe de profissionais qualificados que atuam nas diversas unidades localizadas em todos os municípios do Espírito Santo. O enfoque desses profissionais é melhorar a renda e a qualidade de vida das famílias no campo, por meio do aperfeiçoamento dos sistemas de produção e dos mecanismos de acesso às políticas voltados ao desenvolvimento da agricultura familiar. Nesse contexto, a Instituição contempla diversas atividades produtivas e de processos de organização social e econômica, que proporcionam o desenvolvimento rural, alinhados com a Política Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (Pnater).

Passados mais de 70 anos que a profissão é exercida no Brasil, a diretora técnica do Incaper, Sheila Cristina Prucoli Posse, lembrou que a extensão rural do Estado vem contribuindo, cada vez mais, para o movimento de inclusão das mulheres, com ações e projetos voltados às famílias rurais, bem como inserindo as mulheres do campo nas decisões e gestão rurais.

“A extensão atua como facilitadora para o empoderamento das famílias rurais e ao acesso às políticas públicas.  Nesse contexto, as mulheres extensionistas têm um papel primordial de multiplicar esses conhecimentos e empoderar as mulheres rurais. Apesar de dificuldades e barreiras, as mulheres seguem ganhando espaço na Ater, desenvolvendo, não só trabalho em campo, mas ocupando áreas de liderança. Mostrando competência e dedicação”, disse ela.

Lázaro Raslan salientou que o Produto Interno Bruto (PIB) do Estado está diretamente correlacionado à produção agropecuária e isso se deve também aos extensionistas que conhecem os desafios e as demandas da agricultura capixaba. “Também por este motivo, somos referência nacional e internacional para diversas cadeias produtivas. Sendo assim, extensão rural no Incaper traz uma história com trabalhos de destaque e potencializa o desenvolvimento do campo, por meio do incentivo à sustentabilidade, à permanência do jovem no campo, à dignidade, conhecimento, renda e alimentação saudável aos capixabas. Está no nosso planejamento estratégico focar no desenvolvimento do campo, das pessoas e do Estado. Parabéns, mais uma vez, aos nossos extensionistas”, complementou Raslan.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do Incaper
Tatiana Toniato Caus
(27)98833-4116 / (27) 3636-9866
tatiana.souza@incaper.es.gov.br

 

 

 

 

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard
Google Analytics - Incaper