20/04/2022 11h53 - Atualizado em 26/04/2022 13h05

Incaper conclui ações com foco em empoderamento feminino em Santa Leopoldina

Foto: Foto: Incaper
1º Intercâmbio com empreendimento gerenciado por mulheres em Alfredo Chaves.

Neste mês, o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) concluiu as ações do Projeto-Piloto do Rio Mangaraí voltadas para a mobilização social e educação ambiental, com foco em empoderamento feminino. A apresentação dos resultados aconteceu na Câmara Municipal de Santa Leopoldina.

O diretor-presidente do Incaper, o zootecnista Lazaro Raslan, esteve presente na Câmara para acompanhar os resultados.  “As ações resgatam e valorizam as histórias e as oportunidades presentes nas comunidades, dando destaque para as mulheres e trazendo alternativas favoráveis à saúde ambiental e conservação da bacia hidrográfica. Isso faz toda a diferença”, destacou Raslan.

As ações do projeto envolveram diretamente as comunidades do município de Santa Leopoldina, como Recanto do Tirol, Retiro, Rio do Meio, Boqueirão do Santilho, Meia Légua e Boqueirão do Thomas e juntamente com a Associação dos Produtores Rurais das Comunidades de Rio do Meio e Fumaça (APROMEF), a Associação Quilombola dos Herdeiros do Benvindo Pereira dos Anjos (AQHBPA) e a Associação Dos Agricultores Familiares De Boqueirão Do Santilho (AAFBS).

Para as atividades focadas na educação ambiental, as ações contemplaram momentos, encontros e oficinas; a produção de materiais pedagógicos distribuídos nas comunidades e nas escolas ao entorno, além da elaboração de planos voltados para o tema.

Já nas atividades de mobilização social das famílias foram contempladas ações de diagnóstico e planejamento comunitário, elaboração de projetos de captação de recursos, elaboração de planos de negócios, troca de saberes, entre outras. Ao todo, foram mais de 80 atividades, com a participação de quase 2 mil pessoas.

Também foram realizadas, entre outras atividades, quatro ciclos de troca de saberes e uma viagem de intercâmbio especificamente com as mulheres, que participaram ativamente do projeto com 470 representantes, incluindo estudantes.

A extensionista do Incaper e coordenadora do projeto-piloto Rio Mangaraí, Cíntia Bremenkamp, destacou a importância do projeto para a comunidade, da participação ativa das escolas nas atividades. "São ações inéditas na região, que estimularam a reflexão das pessoas sobre o pertencimento delas na região da bacia, além de suas responsabilidades quanto à conservação ambiental e os impactos de suas ações no ambiente em que vivem”, disse.

Segundo a servidora, as atividades de empoderamento feminino também foram essenciais e “lançaram uma semente para que as mulheres tenham, cada vez mais, consciência da sua importância no local onde vivem e na sociedade”.

A extensionista do Incaper, Alessandra Maria da Silva, que atua em diversos projetos voltados para o público feminino, destacou a importância para projetos dessa natureza que contemplam a participação feminina. “As mulheres são historicamente excluídas dos processos decisórios, apesar de sua atuação ser determinante nas questões ambientais e sociais”, afirmou.

Durante o Encontro Municipal, realizado em março passado, a comunidade apresentou ao poder público indicação de políticas públicas na área ambiental, especialmente em ações educacionais e infraestrutura. Entre elas, intervenções de melhorias nas estradas da comunidade, por meio de um projeto em execução, fruto de uma parceria com o Departamento de Edificações e de Rodovias do Espirito Santo (DER), além de investimentos que consolidam o potencial para da região para o ecoturismo e a recuperação de nascente no Quilombo do Retiro.

“Agradecemos as instituições e as escolas do município parceiras na execução do projeto e pelo empenho do Consórcio Synergia-TPF por promover as ações de campo com as comunidades”, ressaltou Cíntia Bremenkamp.

Se quiser conhecer mais sobre os resultados do Projeto-Piloto do Rio Mangaraí, basta acessar os links:

Texto: Tatiana Toniato Caus

Informações à Imprensa: