05/06/2019 11h12

Incaper de Alegre realiza oficinas de diagnóstico do Proater

Foram realizadas quatro oficinas de diagnóstico para o levantamento de demandas da agricultura familiar do município.

O Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural se reuniu em Alegre e uma das pautas discutidas foi a consolidação das demandas levantadas nas oficinas pelos agricultores familiares. Os temas debatidos vão subsidiar o Programa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Proater).

Foram realizadas quatro oficinas de diagnóstico para o levantamento de demandas da agricultura familiar do município: com a Associação de Feliz Lembrança, com a Associação de Celina, com a Associação de Bons Ares e com a Rede da Agricultura (RAF).

Nos encontros, foi utilizado o método de Diagnóstico Rápido Participativo (DRP), uma ferramenta que permite às comunidades fazerem o seu próprio diagnóstico e autogerenciarem o seu planejamento e desenvolvimento.

Os participantes das oficinas ficaram em círculo para facilitar a comunicação entre todos os presentes. Cada um, por ordem democrática e organizada, esboçava sua opinião em relação aos pontos fortes e pontos fracos do setor agropecuário do município de Alegre e todos debatiam os temas.

Este diagnóstico foi apresentado ao Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável/CMDRS pela equipe da CELDR do Incaper de Alegre, com o objetivo de consolidar as demandas levantadas pelos agricultores e, em conjunto, apontar os principais parceiros que irão colaborar para atingir os desejos e anseios das comunidades.

Para a extensionista Aline Chaves Pereira, o levantamento das demandas obtidas através do Diagnóstico Rápido Participativo (DRP) é importante não só para os extensionistas do Incaper, mas também para todos os parceiros que atuam junto ao público da agricultura familiar.

“Com este diagnóstico, podemos planejar ações de acordo com a realidade dos nossos agricultores, com o objetivo de potencializar o que se apresenta como ponto forte e minimizar os pontos fracos, construindo em conjunto uma agricultura mais sustentável e com mais qualidade de vida para os nossos agricultores”, disse.

Proater

O Programa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Proater) é um instrumento de diagnóstico e planejamento de ações que serão desenvolvidas visando ao fortalecimento e à sustentabilidade da agricultura familiar.

Texto: Cássio Simão

Coordenação de Comunicação e Marketing do Incaper