19/06/2019 13h15

Incaper de Itapemirim realiza oficina do Projeto Cores da Terra

Foto: Incaper
As oficinas do Cores da Terra foram ministradas para estudantes do Centro Educacional Agrícola de Garrafão.

Alunos do Centro Educacional Agrícola de Garrafão, em Itapemirim, aprenderam a extrair tintas e fazer peças artesanais usando as cores que a natureza oferece. O Instituto Capixaba de Pesquisa Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) e a Secretaria Municipal de Meio Ambiente realizaram quatro oficinas do Projeto Cores da Terra para os estudantes.

Segundo a economista doméstico do Incaper Angélica Carvalhais de Oliveira, as oficinas cumpriram seu objetivo: “Além de divulgar o Projeto Cores da Terra, os encontros permitiram despertar junto ao público os cuidados com o meio ambiente”.

As oficinas foram divididas em quatro etapas. “Primeiramente foi feita uma palestra de sensibilização com as crianças explicando o passo a passo da produção da tinta à base de terra. No segundo momento as crianças realizaram a coleta da terra respeitando as particularidades ambientais, bem como escolhendo terras que de fato tinham características condizentes com a boa produção da tinta”, explicou Angélica de Oliveira.

Em seguida, a terra foi peneirada, como parte do processo de refinamento, para a produção de pequenas amostras de tinta. Por fim, os participantes produziram peças artesanais usando a tinta extraída da terra. Os quadros e objetos produzidos foram expostos na Semana do Meio Ambiente de Itapemirim.

“Trabalhos educativos e de cunho ambiental com foco artesanal também fazem parte das ações do Incaper de Itapemirim. Por meio de parcerias importantes, como esta firmada com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, são desenvolvidos projetos muito produtivos junto à população do meio rural”, acrescentou a economista.

A coordenadora do Incaper de Itapemirim, Ana Paula Siqueira, complementou: "O projeto Cores da Terra em Itapemirim tem o objetivo de integrar as ações educativas desenvolvidas pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente nas escolas através da valorização dos recursos naturais, trabalhando importância do solo, o consumo consciente e a sustentabilidade”.

Sobre o Cores da Terra

O projeto Cores da Terra teve início em 2007, por meio de uma parceria entre o Incaper e a Universidade Federal de Viçosa (UFV). Implementado principalmente nas comunidades rurais, ensina uma técnica simples, criativa e sustentável, cuja matéria-prima utilizada é a terra de várias tonalidades. Quando misturada com os ingredientes água e cola, resulta em tintas de cores variadas. O material não é tóxico, apresenta boa qualidade e o custo é inferior ao da tinta convencional.

Além de embelezar a paisagem rural, pois favorece a aparência das habitações rurais, instalações comunitárias e empreendimentos turísticos, proporciona uma alternativa de renda a partir do acabamento de peças decorativas e utilitárias para serem comercializadas. Uma publicação do Projeto Cores da terra está disponível gratuitamente na biblioteca Rui Tendinha.

O projeto de Produção de Tinta à Base de Terra para Uso em Pintura Imobiliária e Artesanato foi vencedor da edição 2009 do Prêmio Finep de Inovação da categoria "Tecnologia Social" da Região Sudeste, sendo certificada como Tecnologia Social pela comissão de certificação do Prêmio Fundação Banco do Brasil de Tecnologia Social, consolidando, assim, as características de baixo custo, simplicidade, fácil aplicabilidade e impacto social comprovado desta sustentável técnica de pintura.

Texto: Juliana Esteves

Juliana Esteves