31/10/2022 12h51 - Atualizado em 03/11/2022 12h45

Incaper desenvolve pesquisa em Domingos Martins sobre milho-verde em sistema de plantio direto orgânico

Um recente estudo desenvolvido no município de Domingos Martins, na região serrana do Espírito Santo, avaliou o crescimento e a produtividade de milho-verde, cultivado por meio do sistema de plantio direto orgânico em diferentes plantas de cobertura do solo. As avaliações foram feitas por pesquisadores do Centro de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação Serrano (CPDI Serrano), do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) no município, e do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (Ifes) – Campus de Alegre.

Os estudos começaram a ser desenvolvidos em 2019, por meio da avaliação de cinco sistemas de produção, constituídos por três coberturas de solo no sistema plantio direto orgânico, com palha de crotalária, palha de milheto, palha do consórcio crotalária e milheto, e dois sistemas sem palhada e com revolvimento do solo, sendo um orgânico e outro convencional.

Esse trabalho se refere à avaliação mais recente da área e é resultado da tese de mestrado da extensionista do Incaper Aline Marchiori Crespo, intitulada “Plantio direto de milho-verde sobre diferentes plantas de cobertura de verão sob bases agroecológicas de produção”. A extensionista lembrou que, em sistemas agrícolas sob bases agroecológicas de produção, é imprescindível a utilização adequada do solo, da água e do ar, reduzindo ao máximo todas as formas de contaminação desses elementos.

“Nesse contexto, o Sistema Plantio Direto (SPD) se apresenta como uma ferramenta eficiente na conservação do solo e da água. Entretanto, a impossibilidade de utilização de herbicidas na implantação deste sistema em agricultura orgânica é um dos grandes desafios da atualidade para a pesquisa”, explicou Aline Crespo.

Até agora, os resultados apontam que, de acordo com todas as características agronômicas avaliadas, os tratamentos orgânicos foram estatisticamente superiores ao sistema convencional de cultivo. Quanto à característica agronômica de rendimento, que é a mais importante entre todos as avaliadas, não houve qualquer diferença estatística entre todos os tratamentos em sistema orgânico.

“Tanto o sistema orgânico sem palha e com preparo do solo, e os sistemas orgânicos com palha e sem preparo do solo, podem ser usados com boa produtividade de milho. As observações continuam para diversas espécies de culturas de milho-verde, repolho, alface e berinjela”, acrescentou Luiz Fernando Favarato, pesquisador do Incaper e que também participou dos trabalhos.

Conheça outros artigos já disponíveis na Biblioteca Rui Tendinha do Incaper:

 

Desenvolvimento e produtividade do milho-verde em diferentes plantas de cobertura de solo de verão no sistema de plantio direto orgânico: 

https://biblioteca.incaper.es.gov.br/digital/bitstream/item/4207/1/green-corn-crespo.pdf

 

Associação de altitude e radiação solar em cafés de qualidade:

https://biblioteca.incaper.es.gov.br/digital/bitstream/item/4213/1/Coffee-Quality-guarconi.pdf

 

Os novos pontos de vista para o terroir do café canephora a partir da região sudoeste do brasil:

https://biblioteca.incaper.es.gov.br/digital/bitstream/item/4212/1/The-NewStandpoints-Coffea-canephora -guarconi.pdf

 

Seleção de clones de café conilon para a região da Zona da Mata de Minas Gerais: 

https://biblioteca.incaper.es.gov.br/digital/bitstream/item/4219/1/Conilon-coffee-mg.pdf

 

Variabilidade genética de conilon da cultivar 'ES8152':

https://biblioteca.incaper.es.gov.br/digital/bitstream/item/4217/1/cultivar-ES8152-senra.pdf

 

Seleção de genótipos de conilon para sistemas agroflorestais ou consórcios: 

https://biblioteca.incaper.es.gov.br/digital/bitstream/item/4215/1/selecao-gentipo-conilon-senra.pdf

 

Avaliando a sustentabilidade do Arábica nas Montanhas do Espírito Santo:

https://biblioteca.incaper.es.gov.br/digital/bitstream/item/4220/1/Arabica-coffee-growing-householders-zandonadi.pdf

 

A mostragem de manchas oculares em café arábica:

https://biblioteca.incaper.es.gov.br/digital/bitstream/item/4214/1/Modeling-the-brown-eye-spot-sampling-arabica-zanunciojunior.pdf

Informações à Imprensa:
Tatiana Toniato Caus
(27)98833-4116/(27) 3636-9866
tatiana.souza@incaper.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard
Google Analytics - Incaper