14/09/2016 14h26 - Atualizado em 15/09/2016 09h12

Incaper e Ifes desenvolvem sistema que facilita ações para a Agropecuária Capixaba

Foto: Tatiana Caus/Incaper
Os servidores do Incaper, a pesquisadora e coordenadora do SIPAC Edileuza Galeano, a designer Aliana Pereira Simões e o Técnico de TI, Rodrigo de Castro Cosme, juntos aos bolsistas do Ifes, Danilo de Oliveira e Cristian da Silva Anterio.

Servidores do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), juntamente com professores e alunos do Laboratório de Educação em Desenvolvimento de Soluções (Leds) do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) da Serra, estão desenvolvendo o Sistema de Informações da Produção Agropecuária Capixaba (Sipac). O sistema tem como premissa, organizar e disponibilizar séries históricas de dados da produção agropecuária do Estado, visando rapidez do planejamento de políticas públicas.

A iniciativa irá possibilitar a realização de consultas para elaboração de relatórios pré-definidos, com os dados da produção agropecuária. A partir do sistema, o Incaper pretende disponibilizar no seu site um conjunto de relatórios com os dados da produção. Na primeira etapa do projeto foram feitos relatórios com dados da produção agrícola, em lavouras permanentes e temporárias. Os relatórios com dados da produção animal e silvicultura serão elaborados na segunda etapa do projeto.

A pesquisadora do Incaper e coordenadora do projeto, Edileuza Galeano, salientou que a disponibilização dos dados da produção agropecuária de cada um dos municípios do Estado, possibilita o planejamento de políticas públicas. Segundo ela, no que diz respeito aos indicadores de “Produção agrícola bruta estadual”, é de fundamental importância o acompanhamento daquilo que é produzido no Espírito Santo e a divulgação dos dados.

A previsão é que o sistema desenvolvido seja apresentado e disponibilizado até o final deste mês, para que os pesquisadores e demais servidores da sede possam utilizar em regime de teste. “O desenvolvimento do sistema irá possibilitar o melhor desempenho do planejamento e organização, pesquisa e extensão das atividades agropecuárias capixaba, bem como reduzirá o tempo que os pesquisadores e planejadores gastam com a busca e sistematização dos dados estatísticos”, afirmou a pesquisadora.

Bolsistas

Ela ainda relatou que a primeira etapa contou com o trabalho de dois bolsistas do Programa de Iniciação Científica e Tecnológica do Incaper (ProICT), que recebem bolsas da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes). São eles, os estudantes do Ifes, Danilo de Oliveira e Cristian da Silva Anterio.

Ambos tiveram a oportunidade de desenvolverem suas atividades no âmbito desta parceria entre o Incaper e Ifes. A geração de relatórios, resultantes do sistema, englobam variáveis como quantidade produzida, área colhida e perdida, e rendimento médio. As consultas podem ser feitas a partir de parâmetros como por produto, grupo de produtos, irrigado ou não irrigado, por município, meso e/ou microrregião.

Seminário do Incaper

O trabalho dos bolsistas será apresentado no I Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica (SICT) do Incaper será realizado em conjunto com a XI Jornada de Iniciação Científica, Desenvolvimento Tecnológico e Inovação do Ifes. O evento acontece em Venda Nova do Imigrante nos dias 18 e 19 de outubro.

Integrantes do Projeto

Edileuza Aparecida Vital Galeano – Pesquisadora do Incaper - coordenação
Rodrigo de Castro Cosme – Técnico de TI do Incaper
Alina Pereira Simões – Designer do Incaper
Luciano Rodrigues de Oliveira - Pesquisador do Incaper
Vanessa Alves Justino Borges - Pesquisadora do Incaper
Renato Correa Taques - Pesquisador do Incaper
Danilo de Oliveira – Aluno do Ifes e bolsista do Incaper
Cristian da Silva Anterio – Aluno do Ifes bolsista do incaper
Sergio Nery Simões – Professor Ifes
Moisés Savedra Omena - Professor Ifes
Paulo Sérgio dos Santos Júnior - Professor Ifes
Ana Rúbia Ramos Vicente – Aluna do Ifes

Assessoria de Comunicação do Incaper

Juliana Esteves - juliana.esteves@incaper.es.gov.br
Tatiana Caus – tatiana.souza@incaper.es.gov.br
Vanessa Capucho - vanessa.covosque@incaper.es.gov.br
Texto: Tatiana Caus
Tel.: (27) 3636-9865 / (27) 3636-9868
Twitter: @incaper Facebook: Incaper

 

 

 

 

 

 

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard
Google Analytics - Incaper