21/07/2016 08h37 - Atualizado em 21/07/2016 08h33

Incaper direciona ações em silvicultura para minimizar efeitos da crise hídrica

Equipe de silvicultura do Incaper

O Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) dá mais um passo para promover ações a fim de tentar minimizar os efeitos da crise hídrica na agricultura. Nessa terça-feira (19), foi realizada uma reunião no Centro Regional de Desenvolvimento Rural Centro Serrano, em Domingos Martins, com toda a equipe de pesquisadores e extensionistas que atuam na área florestal, a fim de alinhar ações dos diversos programas e projetos diante desse contexto.

De acordo com o diretor-presidente do Incaper, Marcelo Suzart de Almeida, o Instituto está priorizando ações de mitigação dos efeitos do estresse hídrico para as culturas de importância econômica, ambiental e social do Espírito Santo. “A silvicultura enquadra-se nesse contexto e, por isso, reunimos nosso corpo técnico especializado para traçar ações que visem adequar os programas e projetos com os quais já atuamos, e direcioná-los para o enfrentamento desse cenário de crise hídrica”, explicou Marcelo.

Entre os programas da área de silvicultura que foram discutidos estão os Programas Reflorestar, de Expansão do Plantio de Pinus para produção de goma-resina e madeira no Espírito Santo (Pró-resina), de Expansão da Heveicultura Capixaba (Probores), de Palmáceas e ações com espécies não tradicionais, para a geração de produtos florestais madeireiros e não-madeireiros.

Ações de enfrentamento à seca

O Incaper tem realizado diversas ações para tentar minimizar os impactos da crise hídrica. Na última semana, foram realizadas reuniões técnicas em Nova Venécia e Linhares sobre Renovação e Revigoramento de Café Conilon, uma das culturas mais afetadas com a estiagem. Participaram dessas atividades técnicos do Instituto e da iniciativa privada.

Além de apresentar um panorama sobre os efeitos da seca no café conilon, os treinamentos proporcionaram uma demonstração da operacionalização de técnicas e ações a serem realizadas nas lavouras após a colheita, como podas em diferentes condições e idade, sistema de condução empregado, uso de irrigação, recepa e arranquio.

As reuniões técnicas fazem parte do Programa de Renovação e Revigoramento do Café Conilon, o RenovarES Conilon, que será lançado pelo Incaper no segundo semestre deste ano. O programa estabelece ações de nivelamento e capacitação técnica; estruturação e melhoria da pesquisa e assistência técnica; fomento; e crédito rural a fim de enfrentar o cenário de perdas agrícolas diante da estiagem.

Texto: Luciana Silvestre Girelli
Twitter: @incaper Facebook: Incaper