02/08/2019 16h18 - Atualizado em 02/08/2019 16h19

Incaper divulga segundo Boletim Climatológico de 2019

O Boletim Climatológico do Incaper pode ser baixado gratuitamente.

O Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) já disponibilizou o segundo Boletim Climatológico de 2019, elaborado pela Coordenação de Meteorologia do Instituto. Esta edição, refere-se ao trimestre abril-maio-junho de 2019, ou seja, apresenta informações sobre a estação do outono deste ano no Estado.

O Boletim Climatológico é publicado desde 2015, e este ano está de cara nova. Além de apresentar uma nova roupagem, a publicação traz uma novidade: a participação de atores envolvidos no meio rural capixaba com o seu ponto de vista sobre a influência do comportamento do clima no desenvolvimento das atividades agropecuárias desenvolvidas no Espírito Santo.

Além da apresentação do comportamento da chuva, o boletim mostra a variação da temperatura, evapotranspiração, balanço hídrico e armazenamento de água no solo ao longo do trimestre.

De acordo com a equipe de meteorologia do Incaper, após as análises do trimestre, pode-se dizer que o outono no Estado teve distribuição espacial irregular da chuva. Isso porque, enquanto o Caparaó, o norte e a faixa litorânea   concentraram grande volume de chuva para o período, as demais áreas tiveram chuva abaixo da média. Já as temperaturas estiveram acima da média em todas as regiões capixabas.

“O comportamento dessas variáveis ao longo do trimestre ocasionou condições favoráveis, sem restrições hídricas e térmicas, que impactassem negativamente o desenvolvimento das atividades agropecuárias de um modo geral”, explicou a meteorologista do Incaper, Thábata Brito.

Nesse sentido, o Boletim Climatológico do Incaper é uma importante ferramenta para o estabelecimento e direcionamento de políticas públicas ligadas à agricultura, além de apoiar a pesquisa agropecuária e as atividades de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater), desenvolvidas pelo instituto.

Clique abaixo para acessar o documento:

As edições anteriores do documento estão disponíveis no site da Biblioteca do Incaper, como também na aba publicações do site da Meteorologia.

Texto: Tatiana Toniato Caus

Juliana Esteves