10/12/2021 11h09

Incaper e Caixa assinam convênio para fomento de elaboração de crédito rural

Foto: Divulgação Incaper
A assinatura do convênio foi realizada nessa terça-feira (07), na sede do Incaper, em Vitória.

O Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) e a Caixa Econômica Federal assinaram convênio para elaboração de crédito rural. A parceria tem a finalidade de regular e fomentar as atividades do Incaper de elaboração de crédito rural concedido pela Caixa para produtores rurais de todo o Espírito Santo. A assinatura do convênio foi realizada nessa terça-feira (07), na sede do Incaper, em Vitória, pelo diretor-presidente do Incaper, Antônio Machado; pela superintendente Regional da Caixa, Maria do Carmo Gonçalves da Rocha; e demais servidores das instituições. 

Entre os principais resultados esperados pela parceria estão o aumento da produtividade dos produtos financiados; a diversificação da produção com aumento da renda e a ocupação da família; aumento no número de contratos de custeio e investimento; e a correta aplicação do crédito rural.

“Os profissionais de Ater do Instituto orientam os agricultores, em especial os familiares, na escolha e no desenvolvimento das atividades contempladas com o financiamento. Após a elaboração do projeto, o técnico aponta as diretrizes ao produtor na propriedade rural para que o recurso seja aplicado de maneira efetiva e gere bons resultados. O Incaper tem experiência reconhecida e histórica de assessoramento técnico em crédito rural e essa parceria com a Caixa vem para fomentar esse importante legado”, destacou Antônio Machado. 

O assessoramento técnico para a elaboração de projeto de crédito rural é prestado pelo Incaper, com o objetivo de orientar e acompanhar o agricultor na escolha e no desenvolvimento das atividades financiadas. A Caixa é um dos órgãos vinculados auxiliares ao Sistema Nacional de Crédito Rural (SNCR) e realiza os financiamentos, a partir das diretrizes da política creditícia formulada pelo Conselho Monetário Nacional, de acordo com a política de desenvolvimento agropecuário.

O diretor administrativo e financeiro do Incaper, Cleber Guerra, ressaltou que a parceria é um grande avanço para o Instituto. “As atividades das duas entidades se complementam na organização econômica da produção rural, na medida que envolvem a assistência técnica ao produtor, crédito e assessoria em projetos agropecuários e agroindustriais. Esses fatos justificam a celebração desse convênio, que era muito aguardado pelo Incaper”, completou. 

"O crédito rural permite aos agricultores concretizar seus planos e conquistar seus objetivos. Mais do que uma ferramenta para o desenvolvimento, o crédito rural é um dos meios de realização de um sonho para as famílias. É por acreditar no agricultor, na capacidade técnica da equipe Incaper e Caixa que foi firmada essa parceria”, disse o coordenador da Comissão de Apoio ao Crédito do Incaper, João Marcos dos Santos.  

Texto: Andreia Ferreira

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do Incaper
Andreia Ferreira/ Tatiana Toniato Caus
(27) 3636-9865/(27) 3636-9866
andreia.santos@incaper.es.gov.br
tatiana.souza@incaper.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard
Google Analytics - Incaper