16/04/2019 10h57 - Atualizado em 16/04/2019 11h13

Incaper é destaque no 1º Workshop Café com Tecnologia em Brasília

Durante o evento foi entregue aos parceiros a 2ª edição do livro Café Conilon - um acervo de conhecimentos científicos, tecnologias e experiências oriundo de mais de 30 anos de pesquisas científicas desenvolvidas, sobretudo, no Espírito Santo e no Brasil. A publicação apresenta mais de 50 tecnologias, 4.000 conhecimentos científicos e 1.200 literaturas citadas.

O Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) participou do I Workshop Café com Tecnologia, que aconteceu no auditório da Embrapa-Café, em Brasília. Durante o evento, foram apresentados os levantamentos de pesquisas e tecnologias para a cafeicultura brasileira, com ênfase em redução de custos, aumento de produtividade e melhoria de qualidade.

O chefe-geral da Embrapa Café, Dr. Antônio Fernando Guerra, conduziu a abertura do evento com um balanço das perspectivas e desafios para o setor. “Devemos fortalecer o trabalho das instituições consorciadas, junto as cooperativas para fazermos o acompanhamento e o impacto das tecnologias do setor, de forma cada vez mais integrada e eficiente”, lembrou.

Representando o Incaper, o pesquisador e coordenador Estadual de Cafeicultura, Abraão Carlos Verdin Filho, esteve presente para apresentar tecnologias de êxito para o campo, no que se refere a cafeicultura do Espírito Santo.

Entre as tecnologias apresentadas estiveram, a Poda Programada de Ciclo para os cafés Conilon e Arábica, sendo uma alternativa mais sustentável de manejo das lavouras de café arábica, que proporciona maior longevidade e manutenção do potencial produtivo das lavouras. Também foram apresentados os tipos de manejo para os jardins superadensados de Conilon, além das cultivares lançadas pelo Incaper, “Centenária 8132”, “Jequitibá 8122”, “Diamante 8112” e “Marilândia ES 8143”.

“A Poda Programada para o Arábica, por exemplo, aumentou em 26% da produção e reduz o custo de mão de obra da colheita em até 50%, sendo fundamental para a vida dos agricultores familiares”, explicou Verdin.

“Participaram do workshop, o Conselho Nacional do Café (CNC), Embrapa Café, Cooxupé, Minasul, Federação dos Cafeicultores do Serrado, Cocapec, Associação dos Sindicatos Rurais do Sul de Minas, OCB-ES, representantes das cooperativas de café associadas ao CNC e das entidades de pesquisa do Consórcio, que são Embrapa, Epamig, IAC, IAPAR, Incaper, Procafé, UESB, UFLA e UFV.

Mais informações sobre as tecnologias em questão, podem ser visualizadas no site da Biblioteca Rui Tendinha, localizada na Gerência de Transferência de Tecnologia e Conhecimento do Incaper: https://biblioteca.incaper.es.gov.br/

Texto: Tatiana Toniato Caus/Jornalista – Gerência de Transferência de Tecnologia e Conhecimento (GTTC).

Juliana Esteves

juliana.esteves@incaper.es.gov.br