02/04/2018 16h55 - Atualizado em 03/04/2018 14h25

Incaper e Funai realizam capacitação sobre o Programa Fomento Rural

Foto: Incaper.
Tal programa terá continuidade por mais um ano e tem como prioridade estimular povos indígenas e quilombolas e pescadores.

Em Aracruz, no Norte do Estado, foi realizada uma capacitação sobre o Programa de Fomento às Atividades Produtivas Rurais e Extensão Indígena. Tal programa terá continuidade por mais um ano e oportunizará a inclusão produtiva de 800 famílias em situação de extrema pobreza no meio rural e da pesca do Espírito Santo. O evento foi realizado na Associação Indígena Tupiniquim Guarani (AITG), na Aldeia de Caieiras Velhas.

Participaram da capacitação técnicos do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) e da Fundação Nacional do Índio (Funai), parceiros, lideranças indígenas e de pescadores.

O “Fomento Rural” foi criado para estimular a geração de trabalho e renda e promover a segurança alimentar e nutricional de famílias que vivem em áreas rurais e se encontram em situação de pobreza e extrema pobreza. Esse aditivo de um ano tem como prioridade povos indígenas e quilombolas e pescadores.

A abertura do evento contou com a participação do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), representado pelo Coordenador Geral de Apoio a Povos e Comunidades Tradicionais do Departamento de Fomento à Produção e à Estruturação Produtiva, da Funai, Milton Nascimento, pelo Coordenador Regional da FUNAI (MG-ES), Thiago Henrique Fiorott e Manoel Bueno dos Santos,  o “Nego da Pesca”, da Federação das Associações de Pescadores do Estado do Espírito Santo e pela Chefe do Departamento de Operações Técnicas (DOT) do Incaper, Pierângeli Aoki, pela Coordenadora do Programa Especial de Aquicultura e Pesca do Incaper, Lucimary Soromenho Ferri, pela Coordenadora do Programa de Fomento às Atividades Produtivas Rurais, Andressa Alves, além da equipe do escritório local do Incaper em Aracruz.

Segundo Pierângeli Aoki, as ações de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) para as famílias beneficiárias serão realizadas pela equipe do Incaper, com destaque para Aracruz, onde 180 famílias indígenas serão assistidas com apoio da Funai, MDS, Secretaria de Trabalho, Assistência e Desenvolvimento Social do Espírito Santo (Setades) e Prefeitura Municipal de Aracruz.

“A capacitação é mais um momento de diálogo intercultural e interinstitucional que reafirma questões sobre etnia, cultura e história dos povos tradicionais e as formas de organização sociais e produtivas dos indígenas Tupiniquim e Guarani, o que irá estruturar as intervenções extensionistas do Incaper, focadas nos princípios agroecológicos, da sustentabilidade, da soberania alimentar e geração de renda”, disse.

Na primeira etapa da capacitação todos foram apresentados ao programa, com uma contextualização sobre a extrema pobreza rural e potencialidades da rota de inclusão produtiva sobre os principais resultados alcançados pelo programa no Espírito Santo e no Brasil. Na segunda etapa do curso foi apresentado o histórico territorial Tupinikim e Guarani no Espírito Santo, em busca da luta pelas suas terras, reconhecimento e a interface com os empreendimentos. Os próprios indígenas apresentaram a forma como trabalham e lidam culturalmente com a produção de alimentos e a preocupação com a preservação da natureza e das suas tradições. Foi realizada ainda uma apresentação das ações de etnodesenvolvimento nas terras indígenas Estado e suas possíveis interações com o Programa de Fomento as Atividades Produtivas Rurais.

Ao final da capacitação foi elaborado um calendário para as atividades para o cadastramento das famílias.

Luciana Silvestre – luciana.silvestre@incaper.es.gov.br

Texto: Tatiana Caus