Para dar visibilidade, incentivo e valorização a pecuária de leite e a cafeicultura e ainda aproximar o consumidor do agricultor familiar, o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), a Prefeitura Municipal de Alegre, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural (Semder) e o Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf) realizaram o 1º Festival de Queijo e Café de Alegre.
O evento também contou com o apoio da Caparaó Jr, Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) - Campus de Alegre, da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) - Campus de Alegre e da Secretaria de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag), além da parceria com os agricultores familiares locais, estabelecimentos comerciais e prestadores de serviços do município.
“As pessoas não sabem o que é produzido na região, então o festival é um momento de descontração e uma oportunidade para as pessoas apreciarem, conhecerem e valorizarem os produtos da cidade”, aponta a Secretária Municipal de Desenvolvimento Rural de Alegre, Alessandra Vasconcelos Albergaria.
Neste festival foram realizados o 1º Concurso Municipal de Qualidade de Queijo e a 1ª Mostra de Qualidade de Café de Alegre, que ocorreram nos dias 13 e 14 de setembro, respectivamente.
A Coordenadora do Escritório Local de Alegre do Incaper, Aline Chaves Pereira, destaca que a realização deste festival trouxe visibilidade ao município em relação à produção de qualidade, tanto dos queijos como dos cafés e seus derivados. “Nós da organização estamos muito felizes em fomentar este trabalho. Os agricultores precisam de espaços como estes, para mostrar o potencial que eles têm, nós técnicos já sabemos, mas a população de Alegre precisava conhecer e valorizar os produtos do nosso município, e este evento contribui para isto”, disse Aline.
1º Concurso Municipal de Qualidade de Queijo
O concurso Municipal de Qualidade do Queijo premiou, em cada categoria a ser julgada, a agroindústria que apresentou o produto lácteo com a melhor tecnologia em função dos atributos sensoriais avaliados. O concurso contou com a participação de cinco agroindústrias nas três categorias: categoria queijo padrão; categoria queijo minas; e categoria especial. A comissão julgadora foi composta por cinco jurados com formação em Tecnologia de Laticínios e Engenheiro de Alimentos, sendo eles membros do Incaper, Ufes e Seag.
“É muito gratificante poder contribuir para valorização das agroindústrias, para nós do Idaf é muito importante estarmos presentes em eventos como esse, pois estreitamos laços com os produtores e conseguimos mostrar de maneira eficaz a necessidade de produzir alimentos com qualidade e ao mesmo tempo promover a visibilidade das agroindústrias de pequeno porte à população”, pontua a Técnica em Desenvolvimento Agropecuário do Idaf, Jovana Sater Faria Sanson.
Vencedores
Categoria Queijo Padrão
1° Lugar: COOPA Ifes-Campus Alegre
2° Lugar: Queijaria Santa Rita
3° Lugar: Queijaria Garcia/Sumidouro
Categoria Queijo Minas
1° Lugar: Queijaria Garcia
2° Lugar: COOPA Ifes-Campus Alegre
3° Lugar: Queijaria Santa Rita
Categoria Especial
1° Lugar: Queijaria Santa Rita (Queijo Curado de Cabra-Graúna)
2° Lugar: Queijaria Garcia (Queijo Trufado com Doce de Leite Viçosa)
3° Lugar: B&J Laticínios (Grego com Pasta de Café)
1ª Mostra de Qualidade de Café de Alegre
A Mostra de Qualidade de Café tem como objetivo identificar, conhecer e promover os agricultores que produzem café arábica e conilon de qualidade, com o intuito de fortalecer e valorizar a cafeicultura do município, permitindo a conquista de novos mercados e sustentabilidade a cadeia produtiva. A mostra contou com a participação de 22 amostras aptas, sendo elas 14 de conilon e 08 de arábica. Todas foram avaliadas e obtiveram nota superior a 80 pontos.
As amostras foram avaliadas no Laboratório de Classificação Física e Sensorial de Café do Ifes - Campus de Alegre. A comissão julgadora foi composta por no mínimo três classificadores de café com Certificação Internacional, membros do Incaper e da Caparaó Jr; garantindo transparência e credibilidade ao resultado.
“A mostra de qualidade de cafés é uma oportunidade para o produtor identificar o seu potencial de produzir cafés especiais, além de permitir que ele conheça os principais pontos de melhoria para atingir um produto com qualidade superior”, ressalta a agrônoma do Escritório Local do Incaper de Alegre, Kamila Machado Fassarella.
Vencedores
Cupping Popular Arábica
1° Lugar: José Rubens Toledo/Celina
2° Lugar: Idelson Suhett Domiciano/Celina
3° Lugar: Antônio José Juffo/Celina
Cupping Popular Conilon
1° Lugar: Idelson Suhett Domiciano/Celina
2° Lugar: Ivone Alves Abreu de Souza/Feliz Lembrança
3° Lugar: Silvaninho Oliveira de Souza/Feliz Lembrança
Cupping Técnico Arábica
1° Lugar: Antônio José Juffo/Celina
2° Lugar: José Rubens Toledo/Celina
3° Lugar: Miquéias Custódio Salordani/Sumidouro
Cupping Técnico Conilon
1° Lugar: Idelson Suhett Domiciano/Celina
2° Lugar: Maria Denise Dias P. Quadra/Água Limpa
3°Lugar: Leandro Barbosa Quadra/Água Limpa
Texto: Vanessa Capucho, Aline Chaves
Informações à imprensa:
Coordenação de Comunicação e Marketing do Incaper
Juliana Esteves / Vanessa Capucho
(27) 3636-9868 / (27) 3636-9865
juliana.esteves@incaper.es.gov.br / vanessa.covosque@incaper.es.gov.br
Facebook: Incaper
Instagram: @incaper_es