No próximo dia 30 de novembro (quarta-feira), famílias rurais de Vila Pavão, na Região Noroeste do Espírito Santo, poderão assistir palestras técnicas a respeito de manejo, nutrição e uso de biofertilizantes para a cultura de Pimenta-do-reino. O evento será realizado no auditório da Praça do Colono, no município, a partir das 11h30.
O encontro, realizado pelo Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) e pela Prefeitura de Vila Pavão, terá palestras ministradas pelo engenheiro agrônomo e extensionista do Incaper, João Trevisani e pela pesquisadora da empresa Litho Plant, Catia Simon.
No município de Vila Pavão a pimenta-do-reino foi inserida há mais de dez anos com uma produção que não para de crescer: depois do café, é a cultura mais expressiva e ocupa uma área aproximada de mais de 400 hectares. Dentre as espécies de pimenta-do-reino mais comuns na região, estão a Bragantina e a kottanadan, sendo a primeira delas a mais tolerante à pragas e doenças e com maior produtividade.
“Essa é uma cultura perfeita para o nosso município porque 98% de nossa agricultura é familiar. A mão de obra para essa cadeia produtiva não é difícil, porém é bastante dinâmica e nesse ponto, o trabalho da família é essencial”, lembrou o extensionista e coordenador do Incaper local, Rogério Duraes.
Para mais informações: (27) 3753-1032 ou vilapavao@incaper.es.gov.br
Programação:
11h30: Inscrições dos participantes
12h30: Abertura
13h00: Cultura da Pimenta-do-reino - João Trevisani (Extensão Rural/Incaper)
14h30: Biofertilizantes na cultura da Pimenta-do-reino – Cátia Simon (Pesquisa/Litho Plant)
16h00: Encerramento e lanche da tarde
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do Incaper
Tatiana Toniato Caus
(27)98833-4116 / (27) 3636-9866
tatiana.souza@incaper.es.gov.br