19/12/2016 14h22 - Atualizado em 20/12/2016 11h28

Incaper entrega prêmio do Concurso de Desenho do Balanço Social em escolas de Vila Pavão

Os dois primeiros colocados do Concurso de Desenhos do Balanço Social do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) receberam a premiação no município de Vila Pavão. A estudante Raniere de Souza Bernaldo, do Centro Estadual Integrado de Educação Rural de Vila Pavão (CEIER), e Kennedy Wanderson, do Centro Municipal de Educação Agroecológica Luiza Souza de Barros, foram homenageados na solenidade.

O evento ocorreu no dia 15 de dezembro, no CEIER de Vila Pavão, durante as atividades de final de ano da escola. Para a aluna Raniere, vencedora do 1º lugar, a premiação foi recebida com muito entusiasmo. “Com essa experiência, aprendi que o que se desenha na escola não é importante apenas para a gente, mas para quem é de fora e não conhece a zona rural. Meu desenho, inspirado numa ação de reflorestamento que seria desenvolvida pela escola, representou os frutos desse processo que deve ser de união, pois unidos jamais seremos vencidos”, contou a estudante.

De acordo com a diretora do CEIER Vilma Berger Schaiber, o desenho vencedor, que ilustrou a capa do Balanço Social do Incaper, foi produzido em um contexto de grave crise hídrica. “Na escola, fizemos o planejamento de plantar mudas de árvores no pátio e ao redor das nascentes ao longo do ano. Em uma das ações, todos os membros da escola deram as mãos ao redor da nascente reflorestada e rezamos juntos para que chovesse. A seca assolou nosso município e buscamos incentivar ações de conscientização dos alunos”, explicou a diretora.

Durante o ano, a escola trabalhou com temas que possibilitaram discussões e atividades, como solo e questões agrárias, água e agroflorestal. O Incaper contribuiu com palestras relacionadas ao tema, outro fator que estimulou a produção de bons desenhos pelos estudantes.

Já o 2º colocado, Kennedy Wanderson, afirmou que sua classificação no Concurso de Desenho foi o meio pelo qual seu talento foi descoberto. “A gente mora em um lugar distante, meio esquecido. Então, foi muito bom eu ter sido descoberto. Eu fiz um desenho mostrando um antes e depois em relação à poluição no planeta”, relatou.

A diretora Sandra Marchiori, do Centro Municipal de Educação Agroecológica, afirmou que o município de Vila Pavão destaca-se em muitos concursos dos quais participa. “Percebemos que dos 10 primeiros desenhos classificados no Concurso do Incaper, boa parte é de Vila Pavão. É um reflexo da atuação pedagógica das escolas”, falou Sandra.

Ação extensionista em Vila Pavão. O envolvimento do extensionista do Instituto Rogério Durães em Vila Pavão foi um fator decisivo para o êxito do Concurso de Desenho no município. “Trabalhamos com temas relacionados à sustentabilidade nas escolas já de longa data. Nosso foco no município é trabalhar com agricultura familiar e agroecologia, orientando o pequeno produtor. Fico muito satisfeito por essa premiação vir para nossa cidade”, falou Rogério.

O chefe do Centro Regional de Desenvolvimento Rural (CRDR) Extremo Norte Wantuil Luiz Cordeiro afirmou ser muito gratificante que os dois primeiros colocados sejam dessa região. “O Incaper possui uma parceria de longa data com essas escolas. Fizemos muitos seminários em conjunto. Esse resultado premiou a todos nós: pais, professores, escola e técnicos”, falou Wantuil.

Concurso de desenho. A temática desse concurso foi a mesma do slogan alusivo às comemorações dos 60 anos do Instituto: “Incaper, cultivando atitudes sustentáveis” e os desenhos selecionados vão compor a publicação institucional “Balanço Social do Incaper”.

Participaram 510 estudantes de 19 escolas capixabas. O público envolvido nessa ação foram os estudantes do ensino fundamental das escolas que fazem parte do Projeto desenvolvido pela Biblioteca Rui Tendinha, do Incaper, chamado “Sementes do Conhecimento”, que consiste na entrega de kits de publicações do Instituto para escolas do meio rural.

Foram premiados os três melhores desenhos conforme julgamento da Comissão Avaliadora do Concurso de Desenho, formada por profissionais do Instituto e convidados externos da área de educação e artes. Os critérios de julgamento do concurso foram originalidade, atendimento aos requisitos do regulamento e estética.

Os estudantes vencedores tiveram como prêmio principal a utilização de seu desenho na composição do Balanço Social do Incaper, publicação que apresenta os resultados da Instituição, permitindo à sociedade o diálogo, a transparência e o reconhecimento das ações institucionais.

Clique aqui para acessar o Balanço Social do Incaper 2015: http://biblioteca.incaper.es.gov.br/digital/bitstream/item/2539/1/BRT-revista-balanco-social-2105.pdf

Confira o depoimento do 1º e 2º lugar do Concurso de Desenhos: https://www.youtube.com/watch?v=yR8uuSy8bMk

Assessoria de Comunicação – Incaper

Luciana Silvestre Girelli- luciana.silvestre@incaper.es.gov.br