26/04/2024 15h28

Incaper equipa Fazendas Experimentais com novas máquinas e caminhões

O Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) adquiriu novas máquinas e caminhões para apoio nos serviços de manutenção e nos trabalhos desenvolvidos nas Fazendas Experimentais da instituição. Foram investidos R$ 3,4 milhões na aquisição de nove equipamentos e a entrega dos itens foi concluída neste mês.

A Fazenda Experimental Mendes da Fonseca, em Domingos Martins, recebeu uma miniescavadeira hidráulica e um trator agrícola 4x4 intercooler.

Já as Fazendas Experimentais de Marilândia (FEM) e Bananal do Norte (FEBN) foram contempladas, cada uma, com um trator agrícola 4x4 intercooler e um trator estreito 4x4 cabinado.

A Fazenda Experimental de Venda Nova do Imigrante (FEVNI) também recebeu um trator agrícola 4x4 intercooler.

O maquinário é usado em serviços como a preparação de áreas de experimentos desenvolvidos pelos pesquisadores do Instituto e na conservação de vias e áreas de plantio.

Também foram adquiridos um caminhão com carroceria de madeira e um caminhão prancha, que estão disponíveis para as fazendas transportarem máquinas, implementos e insumos.

O investimento nos equipamentos foi feito por meio de convênio com o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), com recursos de emenda parlamentar da bancada capixaba da Câmara Federal.

“Esse é um investimento essencial para nossas Fazendas Experimentais, que são importantes bases da pesquisa agropecuária capixaba, onde são geradas tecnologias e soluções que ajudam a aperfeiçoar e a impulsionar a produção rural do Espírito Santo. Agradecemos à bancada capixaba federal pelo apoio”, frisa o diretor-presidente do Incaper, Franco Fiorot.

Ele acrescentou que, recentemente, a Fazenda Experimental de Linhares também foi contemplada com um trator, entregue pela Secretaria da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag).

Outros investimentos do convênio

O convênio firmado entre Incaper e Mapa tem valor total de R$ 4,5 milhões, incluindo R$ 103.759,92 de contrapartida com recursos próprios do Instituto. Nele, também estão inclusos itens para modernização da rede de Estações Agroclimatológicas do Instituto.

Estão em fase de aquisição duas plataformas de coleta de dados agroclimáticos, dois kits de calibração de sensores agrometeorológicos e uma caminhonete, que somam um investimento de R$ 1,1 milhão.

A atualização tecnológica dos equipamentos utilizados no monitoramento meteorológico tem como objetivo gerar previsões, boletins e avisos agroclimatológicos com maior precisão e antecedência necessária para antecipar eventuais riscos meteorológicos e climáticos que interfiram nas atividades agropecuárias, beneficiando também a sociedade em geral.

Renovação da frota

O Incaper também tem investido na renovação da frota usada para o atendimento ao produtor rural e no suporte às atividades de pesquisa. Neste mês, o Instituto fez a entrega de 25 novas picapes. Na aquisição dos veículos foram investidos R$ 2,4 milhões, com recursos do Governo do Estado.

Outros nove utilitários de cabine dupla serão adquiridos nos próximos meses, a partir de um investimento de R$ 1 milhão, com recursos do Ministério de Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA).

Informações à Imprensa:
Coordenação de Comunicação e Marketing do Incaper