29/11/2018 16h39 - Atualizado em 29/11/2018 17h01

Incaper inaugura Casa do Mel em Viana e fortalece a apicultura no município

Foto: Tatiana Caus/Incaper
A Aviapes produz, por ano, aproximadamente 20 toneladas de mel que é comercializado no município.

A manhã desta quinta-feira (29) foi um marco para a agricultura familiar vianense e para a cadeia produtiva do mel:  foi inaugurada a “Casa do Mel” da Associação Vianense de Apicultores (Aviapes), localizada na Fazenda Experimental Engenheiro Reginaldo Conde, do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), em Jucuruaba, Viana.

Em um momento de entrosamento entre produtores rurais, lideranças, entidades públicas e privadas ligadas à cadeia produtiva do mel, o evento contou com mais de 200 pessoas.

De acordo com o presidente da Aviapes, Maurílio Brandão, a associação é composta por 20 associados distribuídos em oito comunidades do município, que trabalham com abelhas africanizadas do gênero Apis. Com 175m² o espaço será ocupado para o beneficiamento, desoperculação, centrifugação, envase e Certificação Sanitária do Mel.

A Aviapes produz, por ano, aproximadamente 20 toneladas de mel, que são comercializadas no município. A Casa do Mel é o primeiro estabelecimento de Viana registrado no Serviço de Inspeção Municipal (S.I.M).

Segundo o chefe local da Fazenda do Incaper em Jucuruaba, Afonso Carlos Valentim, esse é um patrimônio com o qual os apicultores de Viana sonhavam há muitos anos. “Isso é exemplo de diversificação e agregação de valor para os nossos produtores rurais. O nosso mel é legalizado e hoje ultrapassa fronteiras, levando em consideração toda a sua qualidade”, destacou.

Para a diretora-presidente do Incaper, Nara Esthefania Tedesco, a inauguração da Casa do Mel é fruto de um esforço conjunto. “A apicultura agora pode contar com um reforço a mais no quesito qualidade com a inauguração dessa nova estrutura. Temos a premissa de entregar aos produtores rurais mais um espaço testado e aprovado".

O gerente de Agroindústria de Pequeno Porte (Geapp) do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf), Anderson Teixeira Batista, lembrou que o órgão continuará a acompanhar os trabalhos da associação para, o mais breve possível, fazer o reconhecimento do município no Sistema Unificado Estadual de Sanidade Agroindustrial Familiar de Pequeno Porte (Susaf), para que o mel seja comercializado em todo o Espírito Santo.

Na ocasião, produtores rurais e lideranças receberam kits com produtos da apicultura e o Incaper homenageou apicultores do Estado, com a entrega de ipês-amarelos e jequitibás-rosas – flor símbolo do Espírito Santo – além de mudas nativas da Fazenda de Jucuruaba e sementes do “milho 203”, variedade produzida pelo Incaper pensando nos agricultores familiares.

Um dos homenageados foi o produtor rural e ex-presidente da Aviapes João Policarpo. “Estou há mais de 12 anos nessa luta também. Agradeço aos que nos apoiaram a preparar o primeiro pedacinho de terra. A nossa casa será reconhecida e comentada por todo o Brasil e no exterior. É bonito ver uma casa bem-feita, com equipamentos de qualidade e um povo que acredita”.

“As entregas dos equipamentos que fizemos, junto à integração da pesquisa e da extensão rural, trarão potenciais resultados para a apicultura de Viana. Nada disso seria possível sem todos os parceiros: produtores rurais, Incaper, Idaf, Real Café e todas as demais lideranças aqui presentes”, lembrou o prefeito de Viana, Gilson Daniel.

O produtor rural da Aviapes Francisco Agner fez um apelo para todos os apicultores e membros da associação: “O mel é considerado, em termos comerciais, um subproduto da abelha e atualmente 77% de tudo o que comemos depende das abelhas, a partir da polinização. Mas a apicultura vai muito além da produção de mel. Nós temos uma gama de possibilidades para explorar esse produto, junto aos órgãos competentes e que movimentam o comércio local. Vale lembrar dos muitos espaços que temos, em sintonia com o setor público e privado, para explorarmos a educação ambiental e contribuirmos com a preservação de florestas, uma vez que as abelhas fazem a fecundação de flores e, não havendo isso, não há sementes ou frutos”.

Após a inauguração oficial, a Casa do Mel já está em funcionamento.

Coordenação de Comunicação e Marketing do Incaper
Tatiana Toniato Caus – tatiana.souza@incaper.es.gov.br