16/06/2016 08h43 - Atualizado em 16/06/2016 08h46

Incaper incentiva controle biológico para combater praga na plantação de morango

O lobiopa é um besouro de corpo achatado com cerca de 4 a 8 mm, de coloração marrom claro.

As pragas podem trazer grandes prejuízos ao agricultor, podendo causar desde queda da produtividade até a perda total da plantação. Algumas pragas, como a broca do fruto “Lobiopa insularis”, podem causar sérios prejuízos, se a infestação não for controlada. Por isso, o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) incentiva o manejo correto da plantação.

O lobiopa é um besouro de corpo achatado com cerca de 4 a 8 mm, de coloração marrom claro, com manchas escuras e amareladas no dorso. Põe seus ovos nos frutos, onde se desenvolvem as larvas. O inseto é atraído para a lavoura de morango pelo cheiro dos frutos maduros. Ele escolhe somente os morangos com polpa doce, bem vermelha e suculenta.

“A praga perfura o morango e se alimenta do fruto. Em seguida, coloca os ovos e a larva se desenvolve. Assim que completa seu desenvolvimento, já adulta, ela desce para o solo. Tanto a larva quanto o adulto causam prejuízos na plantação”, ressaltou o entomologista do Incaper, José Salazar Zanúncio Junior.

Sérgio Ronchi é do Distrito de Pedra Azul, em Domingos Martins, e é um dos maiores produtores de morango da região. Ele só colhe morangos bem maduros, pra vender in natura na loja da família. Mas a broca do morango já chegou a comprometer 10% da produção. “O lobiopa apareceu na minha plantação em 2006 fazendo um grande estrago. Como ele só come a fruta madura, esse produto acaba não tendo valor comercial”, disse Sérgio.

Os prejuízos são bastante significativos, principalmente na qualidade do fruto, provocando a perda no valor comercial. “É importante que o produtor fique atento aos sintomas e ao nível de dano de cada praga, a fim de conhecer o momento de aplicar as táticas de controle adequadas para cada caso, evitando a aplicação indiscriminada de agrotóxicos e realizando o manejo de pragas de forma sustentável”, ressaltou José Salazar.

Manejo correto

O Incaper recomenda o controle biológico do Lobiopa. “A isca para atrair o besouro é simples, basta o produtor misturar o morango amassado, água e o inseticida microbiológico formulado a partir de esporos do fungo beauveria bassiana. A armadilha é distribuída nos canteiros, em potes. O besouro atraído pelo morango se alimenta e quando entra em contato com o produto ele morre” disse Salazar. O produtor aprovou o controle biológico. “Depois que comecei a utilizar a armadilha biológica percebi que a incidência da praga na minha plantação diminuiu. O importante é que estou combatendo de forma sustentável sem agredir os frutos”, disse Sérgio Ronchi.

Safra de morango

A produção de morango no Espírito Santo deve atingir uma média de dez mil toneladas no final da safra. Ao todo, são 250 hectares de plantação, que envolvem diretamente mais de 3.000 agricultores de base familiar. Para a produção orgânica, a área é de 2,5 hectares, envolvendo cerca de 30 famílias. “Estimamos que a área plantada tenha diminuído cerca de 20%, devido ao alto custo de produção, principalmente de mudas, que tem royalties em dólar. Muitos agricultores diminuíram a área plantada, mas terão maior rendimento, pois poderão cuidar melhor do plantio, já que morango demanda muita mão de obra”, ressaltou a coordenadora do polo de morango do Incaper, Cíntia Bremenkamp.

Informações à imprensa:

Assessoria de Comunicação do Incaper
Juliana Esteves - juliana.esteves@incaper.es.gov.br
Tatiana Caus – tatiana.souza@incaper.es.gov.br
Vanessa Capucho - vanessa.covosque@incaper.es.gov.br
Texto: Vanessa Capucho
Tel.: (27) 3636-9865 / (27) 3636-9868
Twitter: @incaper Facebook: Incaper

Tópicos:
Morango, pragas, lopioba, broca
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard
Google Analytics - Incaper