14/03/2017 15h17 - Atualizado em 14/03/2017 16h03

Incaper investe na qualidade do café conilon no sul do Estado

O técnico do Incaper Adriedson Brandão Leal orienta mais um agricultor familiar, em Itapemirim, no Sul do Estado.

Interessados na melhoria da qualidade do café conilon em Itapemirim, no Sul do Estado, agricultores familiares participaram de mais uma demonstração de método sobre etapas da colheita racional e de controle da broca, na propriedade do senhor Manoel Eny Cabral. O evento foi realizado pelo Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper).

De acordo com o técnico rural e chefe do escritório local do Incaper, Fabiano Lopes Henriques, a colheita racional baseia-se na coleta escalonada dos frutos, de acordo com o seu estágio de maturação, evitando assim o futuro beneficiamento de frutos verdes ou que passaram do estado de maturação ideal. “Além disso, tal técnica permite evitar que a lavoura tenha a presença de frutos não colhidos, e que posteriormente servirão de local para perpetuação da praga broca do cafeeiro, e que depois de presente possui difícil controle”, explicou.

As atividades foram inteiramente práticas e desenvolvidas pelo Assistente de Suporte em Desenvolvimento Rural, Adriedson Brandão Leal, e pelo Fabiano Henriques, que aplicaram o conhecimento a partir da metodologia de demonstração de método, em uma lavoura de conilon, com frutos em diferenciados estágios de desenvolvimento. “O produtor aguardava ansioso esta atividade, inclusive servindo para o manejo posterior da lavoura quanto a adubação”, contou Fabiano.

Segundo a equipe do escritório local, as atividades serão continuadas com os agricultores familiares da região.

Os cafeicultores de base familiar da região contam com a Prefeitura Municipal e com o Incaper para que possam alcançar a média estadual de até 35 sacas por hectare, visando alcançar maiores níveis de qualidade dos frutos. O município já possui agricultores familiares com produtividade de 50 sacas por hectare, registrando um total de até 300 deles que atualmente desenvolvem a cultura e comercializam a produção junto aos armazéns particulares dos municípios vizinhos Rio Novo do Sul e Iconha.

Luciana Silvestre – luciana.silvestre@incaper.es.gov.br

Texto: Tatiana Caus