21/10/2016 08h42 - Atualizado em 21/10/2016 08h49

Incaper irá receber novas estações meteorológicas no Norte e Sul do Estado e na Grande Vitória

Foto: Tatiana Caus/Incaper
Os integrantes do Sistema de Informações Meteorológicas do Incaper e o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) são parceiros na ampliação da estações meteorológicas automáticas pelo Espírito Santo.

A equipe do Sistema de Informações Meteorológicas do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), em parceria com o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), vai ampliar sua rede, com a instalação de quatro novas estações meteorológicas automáticas. Elas serão distribuídas para Ecoporanga e Marilândia, no Norte do Estado; Venda Nova, no Sul; e Grande Vitória.

A equipe se reuniu nesta quinta-feira (20) com o gerente da Rede de Estações Meteorológicas do INMET, Edmundo Wallace Monteiro Lucas, para definir quais seriam os municípios contemplados com os equipamentos. O gerente do INMET explicou que o instituto está ampliando a sua rede de estações automáticas por todo o Brasil. “Entre as nossas premissas estão aumentar a qualidade do monitoramento meteorológico no Estado, avançar a parceria com a instituição, disponibilizar o melhor serviço de tempo e clima para o usuário final e transferir tecnologia para os servidores na manutenção e no funcionamento das estações. Esta visita busca também discutir e aprimorar o intercâmbio de dados entre as instituições por meio de uma cooperação técnica”, disse.

De acordo com o Engenheiro Agrícola e coordenador do Sistema de Informações Meteorológicas do Incaper, José Geraldo Ferreira, a seleção dos municípios partiu dos critérios técnicos definidos para otimizar a rede de estações meteorológicas das duas instituições no Estado do Espírito Santo.

Segundo José Geraldo, essa é mais uma ação de extrema importância neste momento que o Estado vivencia uma crise hídrica pela falta das chuvas. “A nossa rede será ampliada e teremos mais precisão das informações durante o  monitoramento”, ressaltou.

Assessoria de Comunicação do Incaper

Juliana Esteves – juliana.esteves@incaper.es.gov.br
Tatiana Caus – tatiana.souza@incaper.es.gov.br
Vanessa Capucho – vanessa.covosque@incaper.es.gov.br

Texto: Tatiana Caus

Tels.: (27) 3636-9865 / (27) 3636-9868
Twitter: @incaper
Facebook: Incaper

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard
Google Analytics - Incaper