30/08/2023 11h15 - Atualizado em 30/08/2023 12h02

Incaper lança documento digital sobre o Cancro dos Ramos do Cafeeiro Conilon

Foto: Incaper.
O café conilon apresenta grande importância socioeconômica para o Espírito Santo. O documento, portanto, apresenta soluções para evitar e/ou reduzir prejuízos à cafeicultura.

No mês de agosto, o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) lançou um importante documento, em formato digital, que apresenta soluções para evitar a disseminação da doença dos cancros, nos ramos do cafeeiro conilon e reduzir prejuízos à cafeicultura.

O documento, lançado oficialmente durante o evento TecnoAgro, da Rede Gazeta, foi elaborado em uma formatação visual própria e acessível para celular. Porém, o conteúdo também pode ser carregado por outros dispositivos, tais como computador ou tablet.

São autores os pesquisadores do Incaper, Inorbert de Melo Lima, José Aires Ventura, Hélcio Costa e Abraão Carlos Verdin Filho; do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), Antônio Fernando de Souza; e da Universidade do Espírito Santo (Ufes – Campus Alegre), Willian Bucker Moraes.

No Espírito Santo, o café conilon - Coffea canephora - apresenta grande importância socioeconômica, respondendo por 31% do valor bruto da produção agropecuária em 2021, com uma área cultivada de 43.217 hectares. Todavia, nos últimos anos, a cafeicultura do conilon capixaba vem passando por um desafio fitossanitário, com o surgimento de cancros nos ramos desses cafés que, consequentemente, podem gerar uma drástica redução da produção e morte prematura das plantas.

Os autores agradecem às instituições que apoiaram o trabalho em questão, em especial à Secretaria da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag), à Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes), ao Consórcio Pesquisa Café e ao Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) por todo o apoio técnico e financeiro.

Também agradecem a todos os agricultores, pela troca de experiências que culminou na produção dessa publicação e a todos os servidores do Incaper que colaboraram, direta ou indiretamente, na execução das atividades que permitiram a edição da publicação.

Acesse: Doc308-cancrodosramosdocafeeiro-Incaper.pdf

Texto: Tatiana Toniato Caus, com informações do documento.

Tatiana Toniato Caus / Daniel Borges
(27) 3636-9865 / (27) 98833-4116 / (27) 98849-6999