10/11/2022 14h17 - Atualizado em 10/11/2022 15h17

Incaper lança folder sobre Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF)

O Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) lançou um folder, com informações detalhadas a respeito de uma estratégia de produção sustentável em plantios consorciados, de sucessão ou rotação de culturas da produção agrícola, pecuária e florestal, chamada Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF).

O conteúdo foi todo produzido por extensionistas e pesquisadores do Incaper, pesquisadores da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa – Gado de Leite) e bolsistas da Fundação de Desenvolvimento e Inovação Agro Socioambiental do Espírito Santo (Fundagres) e da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Espírito Santo (FAPES).

No material, disponível na Biblioteca Rui Tendinha, o leitor poderá contar com mais detalhes sobre esse tipo de sistema, para diferentes modalidades, mantendo sustentabilidade e harmonia entre os componentes do agroecossistema.

Entre os objetivos dos sistemas de ILPF estão: a diversificação das atividades agropecuária; maior eficiência na utilização dos recursos naturais; uso intensivo das áreas agrícolas, a fim de evitar os desmatamentos de novas áreas; e a recuperação de áreas degradadas.

O ILPF surgiu devido à necessidade da adequação da pecuária nacional às demandas da agricultura de baixa emissão de carbono, por meio do Agricultura de Baixa Emissão de Carbono (Programa ABC), instituído pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA).

Unidades de ILPF para os agricultores capixabas

Com foco na sustentabilidade da produção agropecuária e o intuito de capacitar produtores rurais, foram implantadas duas UDs de ILPF nas Fazendas Experimentais de Bananal do Norte (Pacotuba/ Cachoeiro de Itapemirim) e de Linhares, em execução pelo Incaper.

As unidades estão abertas ao público para visitação.

Informações à Imprensa:
Tatiana Toniato Caus
(27) 98833-4116 / (27) 3636-9866

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard
Google Analytics - Incaper