10/11/2023 10h33 - Atualizado em 10/11/2023 14h35

Incaper mostra qualidade dos cafés do Espírito Santo na Semana Internacional do Café

Foto: Douglas Gonzaga/Incaper
Público pode participar de degustações para conhecer a riqueza de sabores de cafés especiais capixabas

O Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) está presente na 11ª Semana Internacional do Café (SIC), que teve início nessa quarta-feira (08) com encerramento nesta sexta-feira (10), em Belo Horizonte, Minas Gerais. Técnicos do instituto integram a missão formada para apresentar a qualidade do café capixaba no evento, que é uma das maiores feiras do setor em nível global.

Em um amplo estande dedicado ao Espírito Santo, o público visitante pode participar de cuppings (degustações) para conhecer a riqueza de sabores de cafés especiais das regiões do Conilon, das Montanhas e do Caparaó. No local também ocorrem minicursos de análise sensorial das variedades de arábica e conilon.

Pesquisadores, produtores e representantes de entidades públicas e privadas fazem parte da comitiva capixaba. De acordo com o coordenador de Cafeicultura do Incaper, Fabiano Tristão, a participação na feira é estratégica para ampliar a divulgação e a visibilidade dos cafés produzidos no Espírito Santo.

Nesta edição da SIC, são esperadas mais de 20 mil pessoas, vindas de até 40 países, o que favorece conexões e transações comerciais para todo o setor.

“É uma oportunidade ímpar de mostrarmos ao mundo a excelência e todo o potencial dos nossos cafés, com toda a sua diversidade de aromas e sabores, resultantes de investimentos em pesquisas e de uma cafeicultura cada vez mais sustentável. Essa presença na feira contribui para atrair compradores e aquecer a cadeia produtiva do café no Estado”, destaca.

Prêmio Coffee The Year

Faz parte da programação da SIC o Coffee of the Year 2023, principal concurso do segmento no país. Na categoria conilon, o Espírito Santo domina: dos 15 finalistas, 11 são capixabas. Na categoria arábica, o Estado também faz bonito, com 10 finalistas. A cerimônia de premiação dos vencedores ocorre na tarde desta sexta-feira (10).

> Confira a lista dos finalistas <

Texto: Felipe Ribeiro

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do Incaper
Tatiana Toniato Caus / Daniel Borges/ Felipe Ribeiro

(27) 3636-9865/ 3636-9866/ (27) 98833-4116 / (27) 98849-6999
tatiana.souza@incaper.es.gov.br / daniel.borges@incaper.es.gov.br / felipe.costa@incaper.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard
Google Analytics - Incaper