22/11/2016 10h58 - Atualizado em 22/11/2016 10h54

Incaper participa com três projetos na final do Prêmio Inoves

A coordenação do Prêmio Inoves divulgou, nesta terça-feira (22), a relação dos finalistas do Ciclo 2016 e o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) participa dessa fase com três projetos. Na mesma lista, que pode ser conferida no site do Inoves, constam também os nomes das iniciativas que concorrem aos destaques especiais desta edição.

Os projetos do Incaper que estão na final ou concorrendo a menções honrosas são: “Polo de Tangerina, do Plantio à Comercialização”; “Por Dentro do Incaper: Comunicação e Valorização” e “Agroecologia, Sustentabilidade para a Sociedade”.

Ao todo, são indicados três trabalhos para a final em cada uma das oito categorias: Atendimento ao Cidadão, Práticas Transformadoras, Uso Eficiente dos Recursos Públicos, Valorização do Servidor, Resultados para a Sociedade, Inclusão Social, Participação e Controle Social e Uso das Tecnologias de Informação e Comunicação.

Já os destaques são as menções especiais temáticas “Destaque Gestão Criativa” e “Destaque Eficiência na Gestão”; as de incentivo à participação, intituladas “Destaque Participação” e “Destaque Participação Municipal”; as de mérito individual, denominadas “Destaque Atitudes Empreendedoras”; além das menções “Destaque Inovação na Gestão Municipal”, que estimulam a gestão empreendedora nos municípios, por região (Metropolitana, Centro-Norte, Norte, Serrana e Sul).

Neste ano, a cerimônia de premiação terá formato reduzido, devido a ajustes feitos na sua dinâmica. As equipes dos projetos citados na listagem estão convidadas a comparecerem à solenidade, agendada para o dia 1º de dezembro, às 18h30, no Salão São Tiago do Palácio Anchieta.

Durante o evento, serão anunciados os oitos vencedores que receberão um prêmio de R$ 16 mil em equipamentos de informática, o troféu e terão as suas boas práticas divulgadas na Revista Inoves.

Confira o resumo dos projetos do Incaper:

1) Polo de Tangerina: do plantio à comercialização.

Coordenador: Sebastião Antonio Gomes (CRDR Centro Serrano)

Com a decadência da banana figo, na comunidade de São Joaquim, Alfredo Chaves, devido ao fusarium, que chegou a dizimar essa variedade, ocorreram problemas de ordem econômico-social nesse setor, ocasionando diminuição de emprego e renda, além da saída de muitos jovens do meio rural. Assim, o projeto visa contribuir para o fortalecimento socioeconômico da região afetada com o problema, por meio da introdução de nova atividade produtiva, a tangerina Ponkan. Para isso, foi desenvolvida uma série de ações, como diagnóstico do problema, discussão coletiva das soluções, articulação com o Polo de Tangerina para o fomento de mudas e caixas, formação e acompanhamento técnico dos produtores; implantação e condução dos pomares, organização dos grupos; filiação a Cooperativas e Associações, finalizando com a comercialização dos produtos. Os resultados alcançados permitiram a superação do impacto socioeconômico causado pelo problema da banana, e ampliaram a diversificação agrícola e melhoraram a renda e a autoestima das famílias rurais.

2) Por dentro do Incaper: comunicação e valorização

Coordenadora: Luciana Silvestre Girelli (DCM/Sede)

O Por Dentro do Incaper é um informativo interno, produzido pela equipe de comunicação do Instituto e enviado semanalmente para o e-mail de cerca de 700 servidores. Ele foi criado para preencher uma lacuna na comunicação interna da instituição. Os servidores se sentiam preteridos do acesso às informações no Incaper, o que gerava um sentimento de desvalorização profissional. Sua concepção visou a atender ao objetivo de promover a valorização dos servidores por meio da socialização de informações e das experiências dos profissionais. Após três anos de implantação, o informativo contribuiu para ampliar a satisfação profissional, incentivar a adoção de práticas sustentáveis, valorizar a memória institucional e dar mais transparência às ações do Incaper. Em pesquisa de opinião realizada com os servidores, 85% sentiram-se valorizados e reconhecidos após terem se visto no informativo e 91% afirmaram que o material contribuiu para a valorização e o reconhecimento profissional dos servidores do Incaper.

3) Agroecologia, Sustentabilidade para a Sociedade

Coordenador: Erivelton Gonçalves da Cunha (ELDR de Iconha)

O projeto surge do contexto da agricultura convencional, extremamente agressiva aos recursos naturais com degradação ambiental e pouca sustentabilidade para famílias no espaço rural. A sociedade anseia alimentos saudáveis e cresce a preocupação ambiental (questão hídrica e uso de agrotóxicos). Há a necessidade de desenvolver um sistema de produção agrícola mais sustentável nas suas diversas dimensões, por meio do desenvolvimento da agroecologia e agricultura orgânica, mediante a ação da extensão rural com as organizações dos agricultores, capacitação sobre agroecologia/agricultura orgânica, certificação orgânica das propriedades e inclusão dos agricultores em mercados diferenciados com agregação de valor. Consolidaram-se grupos de agricultores com produção orgânica, com mudança no sistema de produção com sustentabilidade ambiental, melhoria da qualidade de vida das famílias, comercialização da produção orgânica em diversos espaços e oferta de alimentos orgânicos para a sociedade capixaba.

Luciana Silvestre Girelli – luciana.silvestre@incaper.es.gov.br

Texto: Luciana Silvestre Girelli, com informações do Inoves