28/07/2017 16h39 - Atualizado em 28/07/2017 16h43

Incaper participa de aula prática sobre implantação de pomar orgânico de laranja em escola rural de Cariacica

Em torno de 20 estudantes da Escola do Campo e Estação de Ciências Margarete Cruz Pereira, em Roda D'Água, Cariacica, participaram de uma aula prática sobre implantação de pomar orgânico de laranja. A atividade ocorreu nesta sexta-feira (28) e foi conduzida pelo Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) em conjunto com a Secretaria Municipal de Agricultura e Pesca de Cariacica (Semap).

Segundo o extensionista do escritório local do Incaper em Cariacica Leonardo Moreira Borges de Souza, a atividade foi realizada devido ao convite do professor da escola, o senhor Geraldo Rodrigues de Araújo. Na ocasião, foram passadas orientações básicas sobre escolha do local de plantio, formação das covas, adubação orgânica de cobertura, escolha das mudas, controle agroecológico de pragas (especialmente de formigas) e doenças nos primeiros meses de plantio e poda. A atividade foi ministrada pelo extensionista do Incaper em conjunto com a engenheira agrônoma da Semap, Michelly Monteiro Eleutério.

“O objetivo da aula prática foi conscientizar e despertar a curiosidade dos alunos sobre os aspectos técnicos da implantação da cultura no cultivo orgânico, pois será implantado um pomar de laranja na escola, que servirá como espaço de demonstração. A ideia é que eles participem ativamente na implantação e manutenção do pomar. O Incaper e a Semap estão dando apoio ao projeto na parte de assistência técnica”, explicou Leonardo.

Na visão de Leonardo, a atividade foi positiva. “Nesses momentos, podemos fomentar a curiosidade dos alunos sobre pontos importantes das práticas agroecológicas na agricultura, além de exercitar os temas do cotidiano rural. Apesar de estar inserido na região metropolitana da Grande Vitória, o município de Cariacica conta com uma grande área rural e esse tipo de atividade com os jovens é importante para resgatar, preservar e fortalecer os conhecimentos da realidade do meio rural, numa região de proximidade com os grandes centros urbanos”, avaliou o extensionista.

 

 

Assessoria de Comunicação do Incaper

Juliana Esteves - juliana.esteves@incaper.es.gov.br

Luciana Silvestre – luciana.silvestre@incaper.es.gov.br

Tatiana Caus – tatiana.souza@incaper.es.gov.br

Vanessa Capucho - vanessa.covosque@incaper.es.gov.br

Texto: Luciana Silvestre Girelli

Tel.: (27) 3636-9865 / (27) 3636-9868

Twitter: @incaper Facebook: Incaper

 

 

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard
Google Analytics - Incaper