05/05/2023 15h14 - Atualizado em 05/05/2023 22h46

Incaper participa de eventos técnicos na Exposul Rural 2023

O Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) faz parte da programação da Exposul Rural 2023, em Cachoeiro de Itapemirim. O evento segue até o domingo (07) no Parque de Exposições Municipal “Carlos Caiado Barbosa”. O Incaper integra a programação de eventos técnicos organizados pela Secretaria de Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag), em parceria com as Centrais de Abastecimento do Espírito Santo (Ceasa/ES) e o Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf).

De acordo com informações da Prefeitura de Cachoeiro de Itapemirim, uma das realizadoras da Exposul, o evento conta com palestras, aulas de culinária e minicursos voltados para a agroindústria familiar. Para esta edição são aguardados cerca de 500 expositores de diversas áreas.

Para o diretor-técnico do Incaper, Antonio Elias da Silva, é uma oportunidade de mais capixabas conhecerem o trabalho do Instituto. “É um evento referência da agricultura no sul do Estado, que traz uma grande circulação de pessoas interessadas no assunto. Para nós é uma oportunidade de compartilhar todo o conhecimento aos agricultores familiares por meio de nossos extensionistas e pesquisadores”, disse.

Nesta sexta-feira (5), o Incaper em parceria com a Secretaria das Mulheres (SESM) vai assinar um protocolo de intenções para celebrar um acordo de cooperação entre os órgãos. O objetivo é dar cada vez mais oportunidade e visibilidade para as mulheres do campo. O Governo do Estado já tem projetos e programas voltados ao empoderamento feminino, como o “Elas no Campo e na Pesca”, “Mulheres do Cacau”, “Conexões Quilombolas”, “Sabores da Terra”, “Receitas da Minha Terra”, “Cadernetas Agroecológicas”, “Pó de Mulheres”, entre outros.

Antonio Elias ressaltou a intenção do Instituto em abrir cada vez mais espaços para as mulheres da agricultura capixaba. “Vamos procurar trabalhar em conjunto, o Instituto tem o interesse em ampliar diálogos, debates, ações, e ouvir as demandas das mulheres capixabas do campo”, completou Antonio Elias da Silva.

“Entre todos os nossos objetivos está o de potencializar o atendimento e as ações no campo voltados para as mulheres, fortalecer a participação de todas elas em espaços de decisão, além do protagonismo no campo. Essa ação também visa a promover ainda mais as discussões de gênero no meio rural”, salientou a secretária de Estado das Mulheres, Jacqueline Moraes.

Participações do Incaper na Exposul Rural 2023

5 de maio – sexta-feira

10h – Apresentação da Unidade de Referência Agroecológica – URA, com José Salazar da Cunha Junior, gerente de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação e pesquisador do Incaper

Local: Miniauditório