06/09/2019 09h41

Incaper participa de feira de negócios Agro + em São Mateus

Foto: Incaper
Durante a Agro + 2019, o expediente do Incaper de São Mateus foi transferido para o local do evento

O Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) participou da Agro + 2019. A feira de negócios foi realizada entre os dias 29 e 31 de agosto no Centro Universitário Norte da Universidade Federal do Espirito Santo (Ceunes/Ufes), em São Mateus.

Na ocasião, o expediente do Escritório Local de Desenvolvimento Rural (ELDR) do Incaper de São Mateus foi transferido para o local do evento. Além da prestação de serviços, como a emissão de Declarações de Aptidão ao Pronaf (DAP), por exemplo, o Incaper ofereceu cursos e oficinas.

O “Curso Básico de Iniciação à Apicultura” foi ministrado pelo coordenador do Centro Regional de Desenvolvimento Rural (CRDR) do Incaper Nordeste, Jorge Gomes Soares. O tema também contou com a experiência do apicultor Frank Capucho, da Associação dos Apicultores do Norte do Espírito Santo (Apinorte).

“Foi uma satisfação muito grande do pessoal que viu a parte teórica e prática. Fizemos esse curso em parceria com a Apinorte e as inscrições foram todas esgotadas: tivemos a participação de 23 pessoas, inclusive três técnicos vindos do município de Vila Velha”, disse o coordenador do CRDR do Incaper Nordeste.

O minicurso “Cores da Terra”, ministrado pela economista doméstica Fernanda Casagrande Macedo, também foi um sucesso. “Eu expliquei o que é o projeto, nós produzimos uma tinta juntos e eles levaram para casa. O que foi bem interessante e eu gostei muito foi que os alunos da Universidade que ficaram muito interessados no projeto. Eles fizeram muitas perguntas e demonstraram bastante interesse, isso eu achei positivo”, disse a palestrante.

Outro curso foi sobre a “Qualidade do Café Conilon com Dinâmica de Prova”, ministrado pelo pesquisador do Incaper José Altino Machado Filho. Ele abordou aspectos relacionados à qualidade do café, degustação e erros que podem ocorrer caso o agricultor não siga os dez mandamentos propostos pelo Incaper para melhorar a produção. “O público foi bastante participativo: provou os cafés para ver o potencial que podem chegar e fez muitas perguntas. Ficou bem cheio, com cerca de 50 pessoas”, disse José Altino.

Texto: Cássio Simão

Informações à imprensa:

Coordenação de Comunicação e Marketing do Incaper

Juliana Esteves

(27) 3636-9868

juliana.esteves@incaper.es.gov.br

Vanessa Capucho

(27) 3636-9865

vanessa.covosque@incaper.es.gov.br

Facebook: Incaper

Instagram: @incaper_es

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard
Google Analytics - Incaper