27/03/2019 13h39

Incaper participa de fórum capixaba sobre transparência ambiental

Foto: Incaper
O meteorologistas Ivaniel Foro Maia e Hugo Ramos, a bióloga Fabiana Ruas e o diretor-presidente do Incaper, Antonio Carlos Machado.

Uma equipe do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) participou do Fórum Capixaba sobre transparência ambiental. O evento foi realizado nessa terça-feira (26), no Auditório da Rede Gazeta em Vitória.

Com o tema “Transparência e Controle Social no Processo de Reparação dos Atingidos pela Tragédia de Mariana”, o evento tratou os processos de licenciamento, a formulação de políticas ambientais, os fatores técnicos e políticos que influenciam a gestão e governança ambiental, entre outros assuntos.

O diretor-presidente do Incaper, Antonio Carlos Machado, foi convidado para o evento e acionou uma equipe técnica do Instituto para contribuir com os debates. Estiveram presentes a bióloga e coordenadora do projeto Biomas Mata Atlântica, Fabiana Ruas; os meteorologistas do Incaper Hugo Ramos e Ivaniel Foro Maia; e o engenheiro agrícola, José Geraldo Ferreira.

O evento, organizado pela ONG Transparência Capixaba, contou com a participação do secretário Estadual de Controle e Transparência Edmar Camata e contou com palestra sobre o tema, ministrada pela representante da Controladoria Geral da União (CGU), Larissa Andrade.

O procurador do Ministério Público Federal (MPF), André Pimentel Filho, fez a apresentação do projeto “Transparência das Informações Ambientais”. O representante da ONG Sinhá Laurinha, Ricardo Braga, tratou o tema “A luta da Sociedade Civil por maior transparência nas questões ambientais”.

Para o secretário-geral da ONG Transparência Capixaba, Rodrigo Marcovich Rossoni transparência como instrumento de controle social ainda é algo novo na sociedade brasileira. “Até mesmo para aqueles que têm clareza de entendimento do termo, não a têm quanto à sua efetiva aplicação. É uma cultura nova que ainda está em processo de descoberta e empoderamento pela sociedade em geral”, afirmou.

Texto: Juliana Esteves

Informações à imprensa
Coordenação de Comunicação e Marketing do Incaper
Juliana Esteves
3636-9865
juliana.esteves@incaper.es.gov.br
Vanessa Capucho
vanessa.covosque@incaper.es.gov.br
Facebook: Incaper
Twitter: @incaper

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard
Google Analytics - Incaper