03/12/2018 11h09

Incaper participa de premiação dos melhores cafés conilon de Linhares

Foto: Vanessa Capucho
O 1º lugar ficou com o produtor Anderson Damasceno do Córrego Farias.

Mais uma vez a qualidade do café capixaba foi destaque. O Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), em parceria com a Prefeitura Municipal de Linhares, realizou o Concurso da Qualidade de Café Conilon (Linhares Coffe). O evento aconteceu na Fazenda Experimental do Incaper no município e recebeu 54 inscrições.

Foram classificados dez produtores finalistas. Eles receberam certificado de qualidade. O primeiro, o segundo e o terceiro colocado receberam R$ 3.500; R$ 2.500; e R$ 1.500, respectivamente.

Segundo o pesquisador e coordenador estadual de cafeicultura, Abrão Carlos Verdin, o Espírito Santo é o maior produtor de café do Brasil, e a maior produção está no Norte. “É importante que o produtor sempre esteja atento às mudanças no Brasil e no mundo quanto às tecnologias que auxiliam na produção de qualidade no café, o Conilon em especial. Hoje o consumidor quer um produto de melhor qualidade, baixo custo e dentro da sustentabilidade”, disse.

Processo de avaliação

O Secretário Municipal de Agricultura, Franco Fiorot, explicou que o processo de avaliação, levou em conta atributos tais como, sabor, retro gosto, salinidade, acidez, amargura e doçura, sensação na boca durante a degustação, equilíbrio e conjunto dos elementos. Estes elementos totalizam até 100 pontos para os cafés e, a partir de 80 pontos, são classificados como robustas finos.

Os cafeicultores que participaram cumpriram a implantação dos protocolos de qualidade nas propriedades, recebendo orientações de técnicos do Incaper. “O concurso teve um critério técnico de avaliação das amostras excelente para que a pontuação apresentada realmente correspondesse à qualidade daquele café. Foram seis degustadores e o Incaper deu todo o suporte técnico. Outro ponto importante foi a análise da sustentabilidade. Não poderia ser premiado um café se o produtor não respeitasse as normas ambientais e trabalhistas”, ressaltou o pesquisador José Altino Machado Filho.

O concurso foi uma iniciativa da Secretaria Municipal de Agricultura, em parceria com a Secretaria de Estado da Agricultura - Seag, Senar, Robusta Coffee, Nestle, Sebrae-ES e demais instituições do segmento.

Premiados

1º lugar: Anderson Damasceno (Córrego Farias)

2º lugar: Raimundo Soares Filho (Chapadão das Palminhas)

3º lugar: Marinaldo Marquiori (Japira)