31/01/2017 13h49

Incaper participa de seminário sobre qualidade da pimenta-do-reino em São Mateus

Incaper participa de seminário sobre qualidade da pimenta-do-reino em São Mateus.

A pipericultura no Espírito Santo é uma atividade tipicamente familiar e de grande importância para a complementação da renda dos produtores. Visando à melhoria da qualidade da produção de pimenta-do-reino no Estado, o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) e a Associação Capixaba dos Exportadores de Pimentas e Especiarias (ACEPE) realizam neste sábado (04), às 8h, o “I Seminário de Qualidade de Pimenta do Reino”. O evento ocorrerá no KM 41, Rodovia São Mateus - Nova Venécia. O objetivo é discutir temas importantes do setor e expor máquinas e equipamentos.

Produção de pimenta-do-reino no Espírito Santo

O Espírito Santo é o segundo maior produtor e exportador nacional – com 6,7 mil toneladas – de pimentas-do-reino produzidas anualmente. A atividade é tipicamente familiar, pois ocupa 2,9 mil hectares em 2,4 mil propriedades rurais. Os plantios concentram-se no Norte do Estado, tendo como destaque os municípios de São Mateus e Jaguaré, com mais de 75% da área cultivada e da produção. O rendimento médio das lavouras está em torno de 2.700 a 3.000 kg por hectare, porém, existem produtividades de até 5.000 kg por hectare.

A pimenteira-do-reino (Piper nigrum L.) é o condimento mais consumido do mundo. Conhecida internacionalmente como black pepper, ela possui uma infinidade de aplicações que vão desde a indústria alimentícia à farmacêutica, sendo muito popular na tradicional medicina indiana. Seus compostos lhe conferem propriedades anti-inflamatórias, antidepressivas, antiespasmódicas, hepatoprotetivas, antitumorais, etc., além de ação inseticida, fungicida, larvicida, bactericida, antioxidante, entre muitas outras. Grande parte dos compostos ativos está presente no óleo essencial e no oleoresina, os quais constituem-se de produtos nobres e de elevado valor agregado, com demanda crescente no mercado.

Informações à imprensa:

Assessoria de Comunicação do Incaper
Juliana Esteves - juliana.esteves@incaper.es.gov.br
Luciana Silvestre – luciana.silvestre@incaper.es.gov.br
Tatiana Caus – tatiana.souza@incaper.es.gov.br
Vanessa Capucho - vanessa.covosque@incaper.es.gov.br
Texto: Vanessa Capucho
Tel.: (27) 3636-9865 / (27) 3636-9868
Twitter: @incaper Facebook: Incaper

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard
Google Analytics - Incaper