29/11/2017 11h10 - Atualizado em 30/11/2017 15h20

Incaper promove curso de Sangria de Seringueira em Mimoso do Sul

Produtores rurais de Mimoso do Sul participaram do curso de sangria em seringueira no Distrito de Ponte do Itabapoana. A ação foi feita em parceria com a Cooperativa dos Seringalistas do Espírito Santo (Heveacoop).

Essa é mais uma importante iniciativa do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag) e do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper).

Alguns dos produtores foram contemplados com o Programa de Desenvolvimento da Heveicultura Capixaba (Probores), uma iniciativa do Governo do Estado, com o objetivo de ampliar o sistema de produção, afim da diversificação e a sustentabilidade das propriedades rurais.

O curso foi ministrado pelo engenheiro agrônomo do escritório local do Incaper em Vila Velha, Itamar Alvino de Souza, que abordou os cuidados antes e após a sangria, amolagem da faca, escolha e marcação das árvores em ponto de sangria, manutenção do ângulo de corte, tratamento preventivo de painel, entre outros. Na oportunidade, o representante da Heveacoop, Pedro Inácio Wandekoken, citou os desafios do setor e as oportunidades de mercado.

Para o extensionista do Incaper de Mimoso do Sul, Jean Gomes de Moraes, o curso foi muito satisfatório. “O município possui um plantio expressivo de seringueira já em fase de produção, o que reforça a necessidade de treinamentos e capacitações visando a melhoria da qualidade do produto final e consequentemente, melhoria da qualidade de vida do homem no campo”.

Informações à imprensa:

Assessoria de Comunicação do Incaper

Luciana Silvestre – luciana.silvestre@incaper.es.gov.br

Juliana Esteves - juliana.esteves@incaper.es.gov.br

Tatiana Caus – tatiana.souza@incaper.es.gov.br

Vanessa Capucho - vanessa.covosque@incaper.es.gov.br

Texto: Tatiana Caus

Tel.: (27) 3636-9865 / (27) 3636-9868

 

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard
Google Analytics - Incaper