11/04/2017 16h32

Incaper promove encontro de pescadores em Linhares

Foto: Incaper/Lucimary Ferri
No encontro, foram discutidos temas de interesse dos pescadores de Linhares.

Como o pescador artesanal pode pedir a aposentadoria? Ao vender o peixe, o pescador tem que emitir nota fiscal? Para responder a esses e outros questionamentos, o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) promoveu um encontro de pescadores de Linhares.

“Esse encontro é realizado com objetivo de levar ao pescador a importância da emissão na nota fiscal e os benefícios para o município e para o próprio pescador. Trata também da legislação do seguro defeso, bem como os direitos e deveres do pescador. E ainda: a nova estrutura da pesca no âmbito federal e a regularização do pescador”, disse Lucimary Ferri, coordenadora do programa de aquicultura e pesca do Incaper.

A situação atual e os aspectos relevantes sobre o registro federal da atividade pesqueira para pescadores e aquicultores foi apresentada pelo engenheiro coordenador de pesca e aquicultura da Superintendência Federal de Agricultura, João Francisco Almeida. As mudanças no acesso ao seguro defeso e regras de aposentadoria para pescadores artesanais foi o tema tratado por Wilian Marinot, representante do INSS de Linhares. E a emissão da nota fiscal eletrônica e a importância para os pescadores foi assunto abordado na palestra de Francisco Costa Andrade, auditor fiscal da Receita Estadual.

O encontro foi realizado pela Secretaria Estadual de Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag), por meio do Incaper, Secretaria Estadual da Fazenda (Sefaz), e contou com a participação do Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS) e da Superintendência Federal de Agricultura.

Informações à imprensa:

Assessoria de Comunicação do Incaper
Juliana Esteves - juliana.esteves@incaper.es.gov.br
Luciana Silvestre – luciana.silvestre@incaper.es.gov.br
Tatiana Caus – tatiana.souza@incaper.es.gov.br
Vanessa Capucho - vanessa.covosque@incaper.es.gov.br
Texto: Juliana Esteves
Tel.: (27) 3636-9865 / (27) 3636-9868
Twitter: @incaper Facebook: Incaper

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard
Google Analytics - Incaper