26/04/2023 16h43 - Atualizado em 26/04/2023 16h48

Incaper promove Encontro Territorial sobre Sementes Crioulas e Biofertilizantes em São Mateus

Nesta quinta-feira (27), a partir das 8 horas, vai acontecer o Encontro Territorial Sobre Sementes Crioulas e Biofertilizantes, no Centro de Formação Maria Olinda (Ceforma), em São Mateus, no distrito de Nestor Gomes.

O evento faz parte de uma das etapas do Projeto “Agroecologia: Multiplicando Saberes, Produzindo Vida”, coordenado pelo Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) e financiado pelo Banco do Nordeste (BNB), com recursos do Fundo de Desenvolvimento Econômico, Científico, Tecnológico e de Inovação (Fundeci).

O objetivo é realizar ações de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) integradas à pesquisa, desenvolvimento e inovação, visando ao fortalecimento das tecnologias sustentáveis e à propagação dos princípios da agroecologia e da produção orgânica, com as 85 famílias de agricultores familiares que integram o Território Norte do Espírito Santo.

O projeto já deu início à estruturação de duas unidades demonstrativas, uma com um banco de sementes crioulas, localizada no escritório local do Incaper em São Mateus, e a segunda para o uso de biofertilizantes, organizada na propriedade da Família Fabem, com agricultores familiares agroecológicos e membros do Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA).

“A ideia é acompanhar os resultados e motivar a troca de saberes entre as famílias rurais e os técnicos, além de incentivar a adoção de alternativas de insumos eficazes para a produção agroecológica no Espírito Santo”, explicou a coordenadora de Agroecologia do Incaper, Andressa Alves.

O evento também conta com a parceria da Prefeitura de São Mateus, do Sindicato dos Trabalhadores Rurais do município, do Movimento Sem Terra (MST), do Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA) e do Programa de Desenvolvimento Territorial (Prodeter).

Inscrições abertas pelo pelo whatsapp (27) 9994-8457.

Serviço:

Encontro Territorial Sobre Sementes Crioulas e Biofertilizantes

Data:
27 de abril de 2023 – Quinta-feira

Local:
Centro de Formação, Maria Olinda, Rodovia BR-381, Km 44, Distrito de Nestor Gomes, São Mateus, Espírito Santo.

Programação completa:

8h30min às 9h:
 Acolhida e Mística de abertura

9h às 9h30min: Agroecologia “Semeando Sabedres, Produzindo Vida” Parceria BNB-FUNDECI – INCAPER: Unidades demonstrativas do banco de sementes e biofertilizantes > Andressa Alves Coordenadora Técnica de Agroecologia – INCAPER e Coordenadora do Projeto “Agroecologia Semeando Saberes, Produzindo Vida” Parceria - BNB - FUNDECI – INCAPER).

9h30min às 10h10min: Resgate e Produção de Sementes Crioulas > José Arcanjo Nunes, Engenheiro Agrônomo, Doutor em Produção Vegetal. Organização: Inovar – Consultoria em Desenvolvimento Rural Sustentável).

10h10min às 10h50min: Produção de Biofertilizantes pelo Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA) > Adelan Alcantâra – Engenheiro Agronômo da Cooperartiva Mista de Produção e Comercialização Camponesa do Espirìto Santo (CPC).

10h50min às 11h30min: Experiências e resultados das Cadernetas Agroecológicas no Espírito Santo > Alessandra Maria da Silva Agente de Extensão em Desenvolvimento Rural do INCAPER.

11h30min às 12h30min: Almoço

12h30min às 13h30min: Partilha de sementes, biofertilizantes e troca de saberes > Comitê Gestor da Agroecologia do Município de São Mateus.

13h30min às 14h: Vivência sobre o uso e conservação de sementes crioulas > Edite França Barbosa (D. Didi) – Guardiã de Sementes Pedro Canário – ES.

14h às 14h30min: Vivência sobre o uso e conservação de biofertilizantes > Francisco e Elza Fabem – Camponeses – MPA São Mateus.

14h30min às 15h: Experiências das Escolas Famílias Agrícolas no uso e conservação de sementes e biofertilizantes.

15h às 15h30min: Apresentação das famílias beneficiárias do projeto e encaminhamentos que irão contribuir para a estruturação e funcionamento das unidades demonstrativas > Comitê Gestor da Agroecologia do Município de São Mateus.

15h30min às 16h: Encerramento.

Texto: Tatiana Toniato Caus

Informações à Imprensa: