17/06/2019 14h59

Incaper promove palestras sobre associativismo em comunidades de Alegre

Participaram do encontro 22 associações de toda região.

O Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) realizou palestras sobre associativismo nas comunidades de Gabriel Vargas, Água Limpa, Feliz Lembrança e Lagoa Seca, no município de Alegre. Nos encontros foram utilizadas dinâmicas e ilustrações para uma reflexão da importância do trabalho em associativismo nas comunidades. A demanda surgiu nas reuniões das associações que participam da Rede da Agricultura Familiar (RAF).

A cidade se destaca por apresentar uma rede de organização social atuante, com 22 associações de produtores rurais formalizadas, uma Rede da Agricultura Familiar (RAF), um Sindicato dos Trabalhadores Rurais (Sitrua) e um Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural (CMDRS), além de alguns grupos informais.

Segundo a coordenadora do escritório local do Incaper de Alegre, Aline Chaves Pereira, o objetivo destas palestras foi fomentar a importância do associativismo para os agricultores. “Durante as palestras os associados puderam fazer uma reflexão sobre a real situação das associações e discutir pontos para o fortalecimento das organizações sociais do município de Alegre”, disse a coordenadora.

O presidente do Sindicato, Anivaldo Bernardo, que também participou das reuniões, ressaltou a importância do trabalho do Incaper com as associações de Alegre. “Os agricultores sentem a necessidade destas informações, é uma ação muito positiva, precisamos da parceria do Incaper para dar continuidade ao trabalho de organização social das comunidades do município”, ressaltou o presidente.

Texto: Aline Chaves Pereira e Cássio Simão - Estagiário sob a supervisão de Juliana Esteves

Juliana Esteves

juliana.esteves@incaper.es.gov.br