02/08/2019 10h22

Incaper realiza 10º Simpósio Estadual sobre Seringueira em Pinheiros

Pinheiros é o município com maior área plantada no Estado: 14 mil hectares.

O Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), a Secretaria de Estado de Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag), em parceria com o Sindicato Rural e a Prefeitura de Pinheiros realizaram o 10º Simpósio Estadual sobre Seringueira, nos dias 30 e 31 de julho. Ao todo, participaram do evento mais de 100 pessoas, entre produtores rurais, empresários, pesquisadores e estudantes.

O objetivo do simpósio foi aprimorar, estimular e divulgar conhecimentos técnico-científicos e de produção e mercado da borracha. Também visou à promoção do intercâmbio entre profissionais que trabalham nos diversos setores ligados ao tema, além da busca de soluções para os desafios existentes no agronegócio da borracha natural.

Para o secretário de Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca, Paulo Foletto, o momento é de ouvir as demandas do setor. "A heveicultura é uma cultura de médio prazo, que precisa de uma programação. Nos últimos anos essa commodity teve um preço em baixa, mas há uma previsão de que haja desenvolvimento econômico e que esse mercado passe a absorver melhor a produção de borracha. A Seag está em diálogo com produtores e empresas que comercializam o produto, para colher ideias e saber de que maneira a Secretaria pode auxiliar nesse sentido”, disse.

Foletto lembrou que no passado já foram ofertadas mudas subsidiadas e o Estado está entrando novamente no programa de seringueira, junto ao Incaper, para discutir com o segmento a melhor estratégia para o setor, que pode ser o fomento, a produção de mudas ou ações com produtores e extensionistas. “É preciso verificar qual é a necessidade dos produtores, com foco na agricultura familiar, para que se possa dar continuidade aos trabalhos voltados à seringueira no Estado, por meio da Seag", pontuou.

A programação contou diversas palestras e visitas aos experimentos de seringueira do Incaper, e da Comissão Executiva de Planejamento da Lavoura Cacaueira (Ceplac/Michelin). “Precisamos destacar que o Governo tem incentivado a retomada dos trabalhos com seringueira no Estado. O município de Pinheiros é referência em haveicultura e o simpósio é uma oportunidade de estimular os produtores rurais quanto aos investimentos em novos plantios”, ressaltou o diretor-presidente do Incaper, Antonio Carlos Machado.

A heveicultura no Espírito Santo

Pinheiros é o município com maior área plantada no Estado. Com a implantação do Programa de Expansão da Heveicultura Estadual (Probores) no período de anos 2007 a 2014, o Governo do Estado realizou ações de incentivo a expansão da área de seringueira através da Seag e do Incaper. Na ocasião, o Estado subsidiou em torno de 850 mil mudas de seringueira, que foram distribuídas aos produtores capixabas. Neste período, a área com plantios de seringueira teve um acréscimo de 6,5 mil novos hectares, passando de 7,5 mil para 14 mil ha atuais. Como o programa sempre foi focado na agricultura familiar, isso trouxe para a atividade aproximadamente 1.000 novas propriedades com heveicultura.

“O simpósio é uma retomada do programa por parte do Governo do Estado. No município, também estão concentrados os trabalhos de pesquisa conduzidos pelo Incaper (com introdução de novos clones asiáticos e do IAC) e pela Ceplac (com introdução de novos clones da Michelin). Atualmente, o preço do látex no mercado está em baixa, por conta do aumento da oferta e redução da procura. Entretanto, a expectativa é de recuperação dos preços na próxima década, de maneira que o plantio da seringueira torna-se extremamente oportuno neste momento”, explicou o coordenador do simpósio e extensionista Pedro Arlindo Galveas.

O produtor Carlito Covre tem três mil hectares de seringueira plantados e avalia a importância de debater o tema. “O simpósio é realizado em um momento importante para a produção de seringueira no Estado. Os produtores precisam pensar nos ganhos lá na frente, mas para isso é necessário iniciar agora”, afirmou.

A produção de borracha no Brasil

A produção brasileira de borracha natural representa cerca de um terço da demanda nacional. O Brasil responde por apenas 1,4% da produção mundial (192 mil toneladas por ano). O País é importador de borracha natural, e o déficit do produto no mercado interno cresce a cada ano por falta de planejamento e de uma política pública proativa. Por outro lado, o Brasil é o país com maior potencial para expansão da heveicultura e, consequentemente, de oferta de borracha natural. Existem muitas áreas disponíveis e aptas para o cultivo da seringueira, sem a necessidade de desmatamento.

Texto: Vanessa Capucho

Juliana Esteves