29/05/2017 11h10

Incaper realiza 365 dias de campo no Espírito Santo

Um dia de campo por dia, totalizando pelo menos 365 eventos técnicos em 2017. Esta é a meta do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), que já estabeleceu parcerias para capacitar os produtores rurais de base familiar do Espírito Santo.

Os trabalhos já começaram, envolvem culturas variadas e abordam os mais diferentes temas. Os assuntos levam em consideração as prioridades de cada município. Já foram realizadas capacitações sobre uso de EPIs, manejo correto de defensivos, recolhimento de embalagens de agrotóxicos, cafeicultura, entre outras.

“Em tempos de crise, as instituições enfrentam muita dificuldade na hora de obter recursos para realizar eventos de capacitação rural. Por isso, as parcerias são fundamentais. Empresas privadas aproveitam para comercializar seus produtos; prefeituras fortalecem a agricultura de seus municípios, produtores rurais de base familiar ganham capacitação e passam a cultivar de acordo com as técnicas de sustentabilidade no campo, que é o foco do Incaper”, disse Mauro Rossoni Junior, diretor-técnico do Instituto.

Os municípios interessados na realização de dias de campo devem procurar o Escritório Local de Desenvolvimento Rural (ELDR) do Incaper. Empresas privadas como  Syngenta, Heringer, Nespresso, além de prefeituras e órgãos públicos como a Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário (Sead), vinculada à Casa Civil da Presidência da República, e a Secretaria Estadual de Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag) também participam da realização dos dias de campo.

Informações à imprensa

Luciana Silvestre – luciana.silvestre@incaper.es.gov.br