Começou nesta quinta (13) mais um curso “Trabalhador na Bovinocultura de leite e corte e primeiros socorros em bovinos”, na Fazenda Experimental de Bananal do Norte, do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), em Cachoeiro de Itapemirim. A capacitação continua nesta sexta-feira (14).
A ação é uma iniciativa do Incaper, da Secretaria de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag), da Prefeitura de Cachoeiro de Itapemirim, da Cooperativa de Laticínios Selita, do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e do Sindicato Rural de Cachoeiro de Itapemirim.
Fazem parte do conteúdo programático questões como avaliação do comportamento e da postura dos animais; doenças parasitárias bacterianas e virais; tipos de intoxicações; distúrbios, acidentes metabólicos ou nutricionais; dificuldades de parto de bezerros; avaliação fisiológica; métodos de contenção e imobilização; avaliação de feridas, entre outras.
Pecuária
A pecuária leiteira é uma atividade de grande importância para a economia do Espírito Santo, visto que está presente em todos os municípios capixabas, com uma produção anual de 485 milhões de litros de leite, distribuída em 14.500 propriedades, na sua maioria de base familiar. É fonte de renda mensal para os produtores rurais e possibilita a permanência das famílias no meio rural, além de gerar milhares de postos de trabalho, desde o campo até o processamento e a distribuição do leite e de seus derivados, para o mercado consumidor. O leite e seus derivados são alimentos fundamentais para garantir a segurança alimentar da população.
Informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação do Incaper
Juliana Esteves - juliana.esteves@incaper.es.gov.br
Tatiana Caus – tatiana.souza@incaper.es.gov.br
Vanessa Capucho - vanessa.covosque@incaper.es.gov.br
Texto: Vanessa Capucho
Tel.: (27) 3636-9865 / (27) 3636-9868
Twitter: @incaper Facebook: Incaper