12/07/2016 10h26 - Atualizado em 12/07/2016 16h35

Incaper realiza Dia de Campo sobre demonstração de resultados de poda em café arábica

Café arábica no Espírito Santo.

Na propriedade do senhor André Luduvico Krohling, na localidade de Santa Maria, em Marechal Floriano, ocorreu um dia de campo sobre café arábica na última sexta-feira (8). No evento, realizado pelo Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), foi feita a demonstração dos resultados dos tipos de poda e do terraceamento na lavoura após dois anos e ainda o manejo da adubação após a poda. 

O evento teve a participação de 40 pessoas, sendo 16 produtores, 18 alunos da Escola Técnica em Agropecuária e outros Técnicos. Na ocasião, o chefe do escritório local do Incaper em Marechal Floriano, Cesar Abel Krohling, falou dos objetivos de se fazer a poda e mostrou os resultados das podas do tipo recepa baixa, decote, decote com esqueletamento e livre crescimento. Também os resultados da produção esperada para essa safra na lavoura do senhor André. 

O pesquisador do Incaper André Guarçoni Martins, do Centro Regional de Desenvolvimento Rural Centro Serrano, falou da importância e dos cuidados com o manejo da adubação em lavouras podadas para evitar o desperdício. Ele também destacou a importância do produtor fazer a análise de solo após a colheita para verificação do nível de fertilidade do solo em macro e micronutrientes e procurar uma orientação técnica para o sucesso da lavoura após o tipo de poda adotado.

“Estou contente tanto com os tipos de poda realizados na minha lavoura, tanto as do tipo decote, assim como em lavouras mais adensadas do decote com esqueletamento, pois ambas estão com carga elevada para essa safra. Acredito que o terraceamento é uma prática que vai ser aos poucos implementada pelos produtores, não só na cafeicultura, mas também na fruticultura à medida que o produtor fizer a renovação das lavouras”, falou André.

No município de Marechal Floriano, existem duas Unidades Demonstrativas com terraceamento e tipos de podas localizadas na localidade de Santa Maria de Marechal.


Juliana Esteves - juliana.esteves@incaper.es.gov.br
Tatiana Caus – tatiana.souza@incaper.es.gov.br
Vanessa Capucho - vanessa.covosque@incaper.es.gov.br
Texto: Luciana Silvestre Girelli 
Tel.: (27) 3636-9865 / (27) 3636-9868
Twitter: @incaper Facebook: Incaper

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard
Google Analytics - Incaper