Com o objetivo de discutir assuntos relacionados ao empoderamento feminino, saúde integral, qualidade de vida e autoestima, o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) realizou o V Encontro de Mulheres Rurais de Rio Novo do Sul, na Igreja Batista da cidade. O evento já é tradicional no município e teve a presença de cerca de 100 mulheres participantes, 15 delas vieram de Itapemirim.
O encontro foi organizado pelo escritório local do Incaper em de Rio Novo do Sul e contou com uma palestra sobre empoderamento feminino ministrada pela assistente social e conselheira estadual de direitos humanos, Elizangela Altoé. Outra palestra foi sobre saúde integral e qualidade de vida com a economista doméstica Rita Zanúncio.
A programação contou ainda com oficinas sobre culinária com receitas simples utilizando plantas medicinais e alimentos ricos em nutrientes. Foram ensinadas maionese de linhaça, cenoura e sucos nutritivos, cuidados com a pele, pintura de tecido e dinâmicas para autoestima.
“O encontro tem grande relevância pois é o único que tem uma programação especificamente voltada para o universo feminino. O público presente foi composto apenas por mulheres e o evento não focou apenas em questões produtivistas, mas em atividades não-agrícolas e interações sociais. Através disso, percebe-se que é um público que necessita de um trabalho de assistência técnica e extensão rural que entenda suas demandas e especificidades para a promoção do desenvolvimento sustentável dos espaços rurais”, disse a extensionista Suely Ferreira da Cruz, organizadora do encontro.
Texto: Cássio Simão
Informações à imprensa:
Coordenação de Comunicação e Marketing do Incaper
Juliana Esteves - juliana.esteves@incaper.es.gov.br
(27) 3636-9868
Vanessa Capucho - vanessa.covosque@incaper.es.gov.br
(27) 3636-9865
Facebook: Incaper
Twitter: @incaper