03/04/2017 16h49 - Atualizado em 03/04/2017 16h54

Incaper realiza o encerramento do Contrato de ATER 139/2012 em Venda Nova do Imigrante

Foto: Venda Nova do Imigrante/ELDR Incaper
Evento de avaliação final do Contrato 139/2012 ATER Sustentabilidade.

O Escritório Local de Desenvolvimento Rural (ELDR) de Venda Nova do Imigrante do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) realizou a avaliação final do Contrato 139/2012 ATER Sustentabilidade, executado junto ao Ministério de Desenvolvimento Agrário (MDA).

Ao todo, participaram do contrato 200 Unidades de Produção Familiar (UPF), localizadas em diversas comunidades do município e que receberam total atenção do ELDR nos últimos três anos.

O evento foi realizado no auditório da Igreja Matriz São Pedro Apóstolo e contou com a presença das famílias participantes, além do coordenador do contrato, Agno Tadeu da Silva, e da economista doméstica Rita Zanúncio Araújo, que até a sua aposentadoria fez parte da equipe executora do contrato no município. Durante a solenidade, o pesquisador do Incaper André Guarçoni ministrou uma palestra sobre diagnose nutricional, calagem e adubação das principais culturas comerciais do município. Em seguida, a engenheira agrônoma Aline Marchiori Crespo apresentou o seminário em que foram mostrados os trabalhos realizados dentro do contrato de Ater, que foram desde a assistência técnica nas unidades de produção familiar, até a execução de projetos de barragem para as famílias beneficiárias.

Segundo a equipe, foram três anos de muito foco e trabalho, para que todas as atividades previstas fossem realizadas no tempo determinado do contrato, e, entre erros e acertos, dificuldades e motivações, o projeto foi executado em tempo hábil, e o legado que fica após o encerramento é o vínculo não só profissional, mas também de amizade com as famílias participantes.

“Na prática, o contrato não se encerra com este evento. Ainda temos projetos em andamento com muitas famílias e vamos finalizá-los. A ideia é nos mantermos próximos dessas pessoas para que a assistência técnica e a extensão rural seja continuada”, disse a engenheira agrônoma Vanêssa Bicalho Corrêa.

Segundo Aline Marchiori Crespo, o contrato de Ater foi importante para mostrar aos agricultores de Venda Nova do Imigrante os trabalhos realizados pelo Incaper. “Por meio do contrato, pudemos divulgar os trabalhos que o Incaper é capaz de realizar e temos certeza de que surpreendemos muitas pessoas. Então, dessa forma poderemos abranger não somente as 200 famílias que caminharam com a gente durante esses últimos três anos, mas também conquistar novos agricultores e tornar o Incaper ainda mais ativo em Venda Nova do Imigrante, deixando para os agricultores do município a segurança de que estão amparados”, disse Aline.

“Contamos com uma equipe hábil e unida e um ajuda o outro. Trabalhamos e crescemos juntos. Ao fim deste contrato adquirimos experiência e hoje temos mais habilidade para atender nosso público”, comentou o técnico agrícola do Incaper, Evaldo de Paula.

O evento foi encerrado com sorteio de livros e publicações do Incaper e com um jantar de confraternização.

Assessoria de Comunicação do Incaper
Juliana Esteves - juliana.esteves@incaper.es.gov.br
Luciana Silvestre – luciana.silvestre@incaper.es.gov.br
Tatiana Caus – tatiana.souza@incaper.es.gov.br
Vanessa Capucho - vanessa.covosque@incaper.es.gov.br

Texto: Lívia Helena Caniçali, com informações do Escritório Local de V.N.I
Tel.: (27) 3636-9865 / (27) 3636-9868
Twitter: @incaper Facebook: Incaper

 

 

 

 

 

Tópicos:
contrato, ater, evento
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard
Google Analytics - Incaper