19/06/2017 11h26

Incaper realiza seminário da unidade de conservação em Iúna

O Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) – em parceria com a Prefeitura Municipal de Iúna – realizou o “Seminário da Unidade de Conservação”, na Serra do Valentim”, no município. O objetivo foi criar a unidade para proteger uma grande área de recarga hídrica que alimenta mais de 18 córregos que desaguam no Rio Pardo.

A criação de uma Unidade de Conservação (UC) na Serrinha da Torre partiu de uma conversa entre o diretor de turismo da Prefeitura de Iúna, Cristiano Ricarte, e o empreendedor de Turismo Rural, Plinio Gomes da Silveira. Os dois procuraram o escritório local do Incaper de Iúna para conseguir suporte técnico.

O Instituto já havia elaborado um projeto do Programa Reflorestar na propriedade do empreendedor Plinio Gomes da Silveira, que foi coordenado pelo engenheiro florestal do Incaper, Gabriel Graciliano Guzzo Rosa. O produtor que recebeu o recurso do Pagamento por Serviços Ambientais (PSA) foi o senhor Aristides Pena da Silveira.

Após a criação da UC foi realizado o mapeamento da área por meio de fotointerpretação de áreas de rocha e vegetação nativa. Área destinada a unidade é de, aproximadamente, 4.300 hectares e contempla os municípios de Muniz Freire, Iúna e Ibatiba.

“O evento foi um sucesso e teve a participação de prefeitos, Incaper, Idaf, Iema, consórcio caparaó e do secretário de meio ambiente, Aladim Cerqueira, que assinaram um termo de compromisso. É uma região estratégica para produção de água, o que justifica-se sua criação devido a problemas de seca enfrentada nos últimos 3 anos.  Com altitudes que varia de 600 metros até 1600, a região possui paisagens encantadoras e condições climáticas favoráveis para produção de cafés espécies”, ressaltou o engenheiro florestal do Incaper, Gabriel Graciliano Guzzo Rosa.

Luciana Silvestre – luciana.silvestre@incaper.es.gov.br
Texto: Vanessa Capucho / Pedro Luís Pereira Teixeira de Carvalho