09/11/2016 10h39 - Atualizado em 10/11/2016 10h43

Incaper realiza simpósio com foco na qualidade do café arábica em Vargem Alta

Nesta quinta (10) e sexta-feira (11), ocorrerá, no município de Vargem Alta, o 14º Simpósio Regional de Café Arábica das Montanhas do Espírito Santo.

Nesta quinta (10) e nesta sexta-feira (11), ocorrerá, no município de Vargem Alta, o 14º Simpósio Regional de Café Arábica das Montanhas do Espírito Santo. O evento acontece na Associação de Desenvolvimento Comunitário de Capivara, com a realização do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), da Prefeitura Municipal, do Centro de Desenvolvimento Tecnológico do Café (Cetcaf) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar). O objetivo da atividade é levar informação sobre as diversas tecnologias que podem ser adotadas pelos cafeicultores.

Durante a programação, várias palestras serão realizadas com o foco na qualidade da produção de café arábica no Sul do estado. “Esperamos 200 produtores rurais da região para debater sobre a importância da utilização das tecnologias. A Poda Programada de Ciclo para o Café Arábica, por exemplo, é uma das tecnologias desenvolvidas e recomendadas pelo Incaper. Entre as vantagens está a redução média de 50% de mão de obra na colheita manual, maior uniformidade das floradas e da maturação dos frutos, além do aumento superior a 28% na produtividade média da lavoura em cinco colheitas. No município de Vargem Alta vários produtores adotaram e recomendam”, ressaltou o extensionista do Incaper Marcelo Lobato.

Café Arábica

O café arábica é a principal fonte de renda em 80% das propriedades rurais capixabas localizadas em terras frias e montanhosas. O ES é o terceiro maior produtor de arábica do Brasil, atrás apenas dos estados de Minas Gerais e São Paulo. Atualmente, existem 150 mil hectares de café arábica em produção no Espírito Santo, em 48 municípios, com 53 mil famílias na atividade. A cafeicultura de arábica gera em torno de 150 mil empregos diretos e indiretos.

Os maiores produtores capixabas de café arábica são os municípios de: Brejetuba, Iúna, Vargem Alta, Ibatiba, Muniz Freire, Irupi, Afonso Cláudio, Domingos Martins, Ibitirama, Castelo, Mimoso do Sul, Santa Teresa.

Saiba mais sobre a Poda Programada de Ciclo para o Café Arábica no link: http://biblioteca.incaper.es.gov.br/digital/bitstream/item/2337/1/BRT-podaprogramadaarabica-incaper.pdf

Luciana Silvestre – luciana.silvestre@incaper.es.gov.br
Texto: Vanessa Capucho