25/10/2017 09h05

Incaper realiza XIX Encontro de Cafeicultores em João Neiva

Foto: Vanessa Capucho

Produtores rurais, pesquisadores, comerciantes participaram do XIX Encontro de Cafeicultores que aconteceu na Quadra Poliesportiva, na Barra do Triunfo, em João Neiva. O evento foi realizado pela Prefeitura Municipal de João Neiva, por meio da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente (Semag), em parceria com o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) e pelo Governo do Estado do Espírito Santo.

O evento contou com a presença do Deputado Estadual e presidente da Assembléia Lesgislativa do Espírito Santo, Erick Musso (PMDB) e o Secretário de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag), Octaciano Neto.

“Esse encontro é uma grande oportunidade para os produtores buscarem informações e se modernizarem quanto à cultura do café. Os cafeicultores precisam conhecer mais para aplicar em suas lavouras, para que tenhamos café com qualidade e produzido com boas práticas agrícolas. Isso agrega valor ao produto e aumenta a renda”, ressaltou o diretor-técnico do Incaper, Mauro Rossoni Junior.

A programação contou com várias palestras como a “Educação Tributária”, com o auditor fiscal da Receita Federal, Francisco Costa Andrade; “Manejo do Solo, Adubação e Calagem em Café Conilon”, com o engenheiro agrônomo extensionista do Incaper Cesar Abel Krohng. “Levamos aos produtores informações e instruções que eles já praticam no dia a dia no campo. Nosso papel é frisar todo esse conhecimento adquirido ao longo dos anos, além de mostrar alguns cuidados com relação a conservação do solo e manejo da lavoura para as futuras gerações”, explicou Cesar Abel Krohng.

Outra palestra importante foi sobre o “Mercado de Café e suas Perspectivas”, com o gerente de agroecologia e produção vegetal da Seag Marcos Magalhães. “Trouxemos as últimas informações sobre o mercado de café e uma análise do momento em que estamos vivendo, mas principalmente mostrar o futuro das cotações. Quanto mais informação o produtor tiver mais chance ele vai ter de errar menos”, disse Marcus.

Luciana Silvestre – luciana.silvestre@incaper.es.gov.br

Texto: Vanessa Capucho