27/09/2016 08h37 - Atualizado em 27/09/2016 10h27

Incaper reforça sobre alternativa sustentável para cultivo de arábica

Foto: Arquivo/Incaper
Agricultores familiares acompanharam um dia especial sobre poda programada de ciclo em café Arábica (PPCA) em Afonso Cláudio.

Mais de 100 agricultores familiares atendidos pelo contrato de ATER Lote 14 (contrato nº139/2102) acompanharam um dia inteiro de explicações técnicas e práticas sobre poda programada de ciclo em café Arábica (PPCA) em Afonso Cláudio.  

A ação foi realizada nas propriedades dos senhores Gelson Bissolli e Therezinha Vidal Zanbon, em Vila Pontões, e na propriedade do senhor Jorge Dias, em Piracema. Todo o conteúdo foi ministrado pelos servidores do Incaper, o pesquisador Paulo Sérgio Volpi e o extensionista Marconi Comerio, lotados na Fazenda Experimental de Marilândia.

A PPCA foi desenvolvida com base nos princípios utilizados para o estabelecimento da poda programada de ciclo para o Conilon e com o objetivo de oferecer ao produtor uma alternativa mais sustentável de manejo nas lavouras de café Arábica, com o objetivo de proporcionar maior longevidade, mantendo o potencial produtivo do café.

Dentre os seus objetivos estão o aumento da produtividade média das lavoura em 28%; redução média de 50% de mão de obra na colheita manual; maior uniformidade das floradas e da maturação dos frutos; aumento superior a 28% na produtividade média da lavoura em cinco colheitas; elimina a safra zero na renovação da lavoura; facilidade de entendimento e execução; padronização do manejo da poda; facilidade para realização da desbrota e dos tratos culturais; menor pressão e melhoria no manejo de pragas e doenças; maior estabilidade de produção na lavoura; maior facilidade para realização da colheita e possibilidade da colheita semimecanizada.

Para o chefe do escritório local do Incaper e agente em desenvolvimento rural, Adalton Pinheiro da Cruz, a ação fez com que 80% dos agricultores contemplados pela chamada pública fossem alcançados. “Esse é mais um caminho que traz mudanças positivas para o cenário do Arábica, diante do momento de escassez de água em que vivenciamos no Estado”, comemorou.

Informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação do Incaper
Juliana Esteves - juliana.esteves@incaper.es.gov.br
Tatiana Caus – tatiana.souza@incaper.es.gov.br
Vanessa Capucho - vanessa.covosque@incaper.es.gov.br
Texto: Tatiana Caus

Tel.: (27) 3636-9865 / (27) 3636-9868
Twitter: @incaper Facebook: Incaper

 

 

Tópicos:
poda, arábica, especial
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard
Google Analytics - Incaper