03/10/2016 11h59 - Atualizado em 03/10/2016 12h00

Incaper traz propostas para o desenvolvimento local sustentável no Estado

Foto: Edna Silva de Abreu/Incaper
Parte dos agricultores familiares da comunidade Córrego da Catita. Eles recebem o apoio do Incaper com foco na sua reinserção econômica e social em Colatina.

Os eventos climáticos – em longo prazo no Espírito Santo – representaram desafios significativos para a agricultura e segurança alimentar do município de Colatina.  Diante dessas condições, a permanência dos agricultores no campo tem sido uma preocupação constante dos técnicos do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper).

É o caso do escritório local (ELDR) em Colatina que realizou uma ação que vem melhorando as condições de vida dos agricultores familiares e proporcionando um desenvolvimento econômico, socialmente justo e ambientalmente sustentável, precisamente na Comunidade do Córrego da Catita.

De acordo com a extensionista do escritório local (Incaper) do município, Edna Silva de Abreu, ainda em 2014, foram elaboradas e implementadas, junto aos agricultores familiares, estratégias para um desenvolvimento local sustentável com o objetivo de garantir a melhoria das condições de vida e a permanência das famílias no meio rural. Tal iniciativa trata-se de processo de reinserção econômica e social da comunidade.

Inserção da comunidade Córrego da Catita

Segundo Edna, trata-se da realização de um diagnóstico participativo sobre os problemas e as potencialidades da comunidade Córrego da Catita, que é constituída por 24 famílias que vivem às margens dos benefícios e de desenvolvimento oferecidos pelas políticas públicas.

O diagnóstico proporcionou às famílias uma reflexão sobre a construção de um planejamento para favorecer e estimular os agricultores a serem protagonista do processo de desenvolvimento da comunidade. “O pilar para esta conquista se deu através de uma relação de confiança entre os técnicos do Incaper e a comunidade”, explicou a extensionista.

Projeto Hortas nos Quintais

Nesse contexto, a participação ativa das mulheres possibilitou ações para a implantação do Projeto Hortas nos Quintais, elaborado e implementado pelo escritório local (ELDR) do Incaper em Colatina, com interesses convergentes para os moradores desta localidade.

O projeto consistiu na formação de agricultores capazes de compreender e adotar práticas produtivas de base agroecológica como estratégia e espaço para a segurança alimentar das famílias da comunidade. A capacitação contribuiu para ampliar e reconstruir saberes para a preservação dos recursos naturais e a implantação de hortas familiares nos quintais, antes destinados à plantação do café conilon.

Resultados e expectativas

Os agricultores do Córrego da Catita viram na ação mais uma alternativa de geração de renda, que possibilitou a inserção no mercado local dos produtos. Além dos produtos de base agroecológica, a produção artesanal de pães, biscoitos e doces, toda a comunidade foi estimulada através de cursos e capacitações promovidos pelo Incaper, o que garantiu a permanência das vinte e quatro famílias na comunidade apesar da crise ambiental, hídrica e econômica.

Texto: Tatiana Caus

Twitter: @incaper Facebook: Incaper