26/10/2017 14h34

Inovação: Incaper lança novo site da Biblioteca Rui Tendinha

Foto: Vanessa Capucho
O site apresenta uma interface amigável e o usuário pode se beneficiar de diversas maneiras com esse instrumento.

Na manhã desta quinta-feira (26), o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) lançou o novo site da biblioteca Rui Tendinha. Feito a partir de uma ferramenta disponibilizada pelo Instituto de Tecnologia da Informação e Comunicação do Espírito Santo - Prodest, o site apresenta uma interface amigável e o usuário pode se beneficiar de diversas maneiras com esse instrumento.

“A comunicação com a biblioteca ficou melhor. Agora o usuário sabe quais os serviços oferecidos e possui à disposição um formulário direto para envio de demandas. A pesquisa por publicações do Instituto ficou mais fácil, pois a busca pode ser filtrada por tema e também por tipo de publicação”, relatou a bibliotecária do Incaper Merielem Frasson.

Além disso, o site conta com uma seção denominada Memória Digital, onde há fotos antigas de instituições que deram origem ao Incaper, como Acares, Emater e Emcapa. Notícias sobre publicações técnicas e científicas recentes de profissionais do Incaper poderão ser acessadas.

“Tudo o que tem de mais novo no Incaper em termos de pesquisa e desenvolvimento na agricultura capixaba está na base de dados da Biblioteca Rui Tendinha e pode ser acessado de forma fácil por toda cadeia do setor agropecuário, além de instituições de ensino e pesquisa”, disse Merielem Frasson.

Até o momento, o site da Biblioteca Rui Tendinha chegou a 218 mil acessos, com uma média de 11 mil por mês. Existem catalogados 4.300 itens de produção técnico-científica, 19.200 itens no acervo geral, 490 títulos de periódicos e 3.670 itens em formato digital, que incluem produção editorial e técnico-científica.

Acesse o site da biblioteca Rui Tendinha pelo link: https://bibliotecaruitendinha.incaper.es.gov.br/

Debate: bibliotecas digitais em instituições públicas

O debate sobre “Bibliotecas Digitais: o acesso ao conhecimento científico nas instituições públicas” reuniu profissionais da área de Ciências da Informação e de instituições públicas, estudantes, autores, pesquisadores e profissionais do sistema agrícola para discutir o acesso ao conhecimento científico no século XXI.

“O evento foi direcionado para a comunidade tem interesse em bibliotecas digitais, acesso à informação de forma rápida e que queira conhecer ferramentas para auxiliar suas buscas e pesquisas, bem como projetar seus textos como autor no meio acadêmico”, explicou a bibliotecária do Incaper Merielem Frasson.

Segundo ela, essa temática é de fundamental importância para as instituições públicas. “Disponibilizar as informações de órgãos públicos, sobretudo os que geram conhecimento e inovação, torna transparente o investimento realizado pelo Estado nessas instituições”, falou Merielem.

Ela exemplificou a forma como a biblioteca digital contribui na missão do Incaper. "O Instituto realiza pesquisas científicas e ações de extensão rural que ao longo dos anos têm proporcionado avanços no desenvolvimento do Espírito Santo. Dessa forma, as informações aqui produzidas são de extrema importância por proporcionarem uma possível mudança de vida nas famílias do meio rural. Por isso, a biblioteca digital funciona como um catálogo de tecnologias, orientações técnicas e conhecimentos que pode ser acessado pelos agricultores e também por usuários de qualquer lugar do mundo”, disse a bibliotecária.

Durante o evento, foi realizada uma palestra sobre acesso à informação científica com Morgana Carneiro de Andrade, que é bibliotecária da Ufes, mestre em Gestão da Informação (UEL) e doutoranda em Tecnologias e Sistemas de Informação (Universidade do Minho/Portugal). “É importante pensarmos em novas formas de divulgação para melhorar o acesso ao conhecimento não só para a comunidade científica e sim para toda sociedade.  Isso significa mais qualificação profissional, inovação e desenvolvimento sustentável”, ressaltou Morgana.

Na ocasião, também foram apresentados casos de sucesso em bibliotecas digitais, entre elas, a Biblioteca do Incaper e a Biblioteca Municipal de Vitória. “Hoje mostramos um pouco da evolução do nosso trabalho como bibliotecária e também dos serviços que a biblioteca oferece dentro dessas novas tecnologias existentes. O nosso sistema é de gerenciamento de bibliotecas e nós conseguimos colocar todo o nosso acervo de forma digital e com isso temos agilidade na busca pela informação”, explicou a bibliotecária da Biblioteca Adelfo Poli Monjardim e graduada em Biblioteconomia (Ufes), Neusa Chistina Soares Santos.

Para a Técnica legislativo Sênior, Eugenia Magna Broseguini, o evento reforça a importância do acesso digital. “É gratificante poder participar de um evento tão importante como esse, parabenizo o Incaper pela iniciativa. É um momento de dividir experiências e disseminar as informações ao público”, disse Eugenia.

Luciana Silvestre – luciana.silvestre@incaper.es.gov.br

Texto: Vanessa Capucho