15/02/2018 11h47

Integração pesquisa, assistência técnica e extensão rural é destaque em Cachoeiro de Itapemirim

Foram realizadas 44 visitas técnicas e sendo assistidas 583 pessoas.

Ainda colhendo bons frutos de 2017, a Fazenda Experimental do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), em Bananal do Norte, Cachoeiro de Itapemirim, recebeu diversas visitas de agricultores e estudantes de cursos técnicos, graduação e pós-graduação, principalmente da região sul do Espírito Santo. O objetivo destas visitas foi conhecer os projetos de pesquisa do Instituto e novas tecnologias que estão sendo disponibilizadas pelo Incaper.

Foram realizadas 44 visitas técnicas e sendo assistidas 583 pessoas. Uma das tecnologias mais procuradas foram os Sistemas Agroflorestais (Saf’s), que consistem em uma forma combinada de plantio de várias espécies em um mesmo espaço, proporcionando conservação ambiental e geração de renda para o agricultor.

Em 2017, outra área bastante visitada foi a vitrine de forrageiras, que conta com mais de 45 gramíneas e leguminosas utilizadas na alimentação animal. Estão expostas plantas que podem ser utilizadas em diferentes condições de topografia, solo, drenagem, manejo e sobretudo opções para o enfrentamento da crise hídrica e dos períodos de estiagem prolongada.

Nas visitas, os futuros profissionais que atuarão no meio rural tiveram a oportunidade de adquirir novos conhecimentos, nestes casos sobre formas de manejo agrícola com caráter conservacionista, que aliam produção agrícola à conservação dos recursos naturais. Os estudantes aprenderam na prática as vantagens e desvantagens das tecnologias e como aplicá-las para ajudar a solucionar problemas enfrentados pelos agricultores no meio rural.

“Essa proximidade entre a unidade de pesquisa, os agricultores e os estudantes é vantajosa para todos, pois contribui para a capacitação dos novos profissionais e disponibiliza informações e tecnologias para os agricultores. Para o Instituto é uma importante ferramenta que ajuda a validar nossas pesquisas e aproximá-las das reais necessidades do campo”, ressaltou o pesquisador do Incaper, Gustavo Soares de Souza.

O pesquisador ainda destaca a importância da integração pesquisa, assistência técnica e extensão rural (Ater). “Estamos cumprindo com o nosso papel de agentes geradores e promotores de conhecimento e de tecnologias no meio rural, contribuindo para que ocorra uma transformação social positiva no estado”, disse Gustavo.

Expectativa para 2018

O Incaper é referência em soluções integradas de pesquisa, assistência técnica e extensão Rural, o que demonstra o comprometimento como partícipe do desenvolvimento sustentável do Estado. “Para 2018, pretendemos ampliar o número de visitas e de pessoas atendidas na Fazenda, fortalecer as parcerias existentes e realizar novas parcerias com as instituições de ensino e pesquisa, bem como com associações e prefeituras da região, além de aumentar a captação de recursos para novos projetos de pesquisa e desenvolvimento. Também vamos continuar com a realização dos cursos e treinamentos na área de pecuária e ampliar esses eventos nas áreas de cafeicultura e agricultura sintrópica”, destacou o pesquisador.

Para finalizar, Gustavo salienta que o trabalho do Incaper também contribui para a formação de recursos humanos por meio dos programas de estágio e iniciação científica, dando aos alunos a oportunidade de vivenciar os problemas do campo e como solucioná-los.

Luciana Silvestre – luciana.silvestre@incaper.es.gov.br
Texto: Vanessa Capucho e Gustavo Soares de Souza