24/05/2023 16h40 - Atualizado em 24/05/2023 17h17

Integração: Pesquisadores e extensionistas participam de capacitação técnica em Jerônimo Monteiro

Foto: Foto: Incaper
Pesquisadores e extensionistas puderam trocar informações e experiências técnicas referentes ao tema nutrição de plantas, atualizar os conteúdos trabalhados pela pesquisa e apresentá-las a Ater.

Pesquisadores e extensionistas participaram de uma Capacitação Técnica e Levantamento de Demandas sobre o tema Nutrição de Plantas. A ação aconteceu no município de Jerônimo Monteiro e foi organizada pelo Centro Regional de Desenvolvimento Rural (CRDR) Central Sul do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) e pelo pesquisador da Instituição, André Guarçoni. A capacitação foi realizada na Câmara Municipal.

Segundo o pesquisador, a ação faz parte do primeiro de um conjunto de outros encontros técnicos que terão enfoque na integração das áreas de Pesquisa e Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) para, de forma integrada, apresentarem as suas demandas.

Segundo Guarçoni, nesse primeiro momento, foi realizada uma capacitação sobre novas tecnologias desenvolvidas pelo Incaper em nutrição de plantas e posteriormente, o levantamento das demandas em nutrição de plantas definidas pelos extensionistas, de acordo com as suas experiências diárias em relação aos problemas regionais enfrentados pelos agropecuaristas. “Essas demandas foram, então, tipificadas como de solução já disponível, necessidade de validação em campo ou necessidade de pesquisa científica aplicada, sendo definidas estratégias integrando pesquisa e Ater para que sejam atendidas”, explicou.

Segundo o coordenador do CRDR Central Sul, Ronaldo Alemães Stephanato, essa foi mais uma oportunidade em que pesquisadores e extensionistas puderam trocar informações e experiências técnicas referentes ao tema nutrição de plantas, atualizar as informações trabalhadas pela pesquisa e apresentá-las a ATER, diagnosticar a realidade local de cada município e estabelecer um diálogo direto entre as duas áreas no Incaper da região Central Sul do Estado.

“Considero necessário e fundamental que iniciativas desta natureza aconteçam com frequência na instituição, nas diversas áreas temáticas trabalhadas diariamente pelos pesquisadores e extensionistas”, reforçou Stephanato.

“Pesquisa e Ater devem concentrar seus esforços, ainda mais, na solução dos reais problemas de nosso público-alvo, o que em última análise é a razão do nosso valor. As ações que integram essas áreas são mais efetivas, sendo este o principal diferencial do Incaper em relação a outras instituições. Ou seja, protagonismo do Incaper em diversas áreas passa obrigatoriamente por essa integração”, completou Guarçoni.

Para a extensionista Marianna Abdalla Prata Guimarães, o curso de nutrição de plantas promovido pelo Regional Sul foi imprescindível para a atualização dos profissionais. “Dessa forma podemos realizar um atendimento melhor aos agricultores. Esse tema é parte de uma demanda diária nos escritórios. Estar atualizado é, portanto, poder compreender melhor cada situação e responder com qualidade às demandas advindas do público assistido pelo Incaper. Isso faz com que nosso trabalho seja realizado com maior qualidade, entregando ainda mais na área finalística para a agricultura capixaba”, disse.

Texto: Tatiana Toniato Caus

Informações à Imprensa: