11/11/2016 11h56 - Atualizado em 11/11/2016 13h13

Iúna recebe o Dia de Campo sobre Café Arábica

O café arábica esteve em pauta no município de Iúna. O Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), em parceria com a Secretaria Municipal de Agricultura de Iúna, promoveu o Dia de Campo sobre o tema. Na ocasião, 130 pessoas estiveram no evento, entre agricultores e autoridades da região Sul do Estado.

O Dia de Campo foi dividido em três estações distribuídas conforme as seguintes temáticas: Poda para Café Arábica, ministrada pelo Engenheiro Agrônomo do Incaper de Marechal Floriano Cesar Abel Krohling; Poda Programada de Ciclo para o Café Arábica, com o pesquisador do Instituto Abraão Carlos Verdin, da Fazenda Experimental de Marilândia; e Nutrição Sustentável do Café Arábica, com o Engenheiro Agrônomo Marcos Merzel, da empresa Samaritá.

De acordo com a equipe organizadora do evento, integrada pelos extensionistas Matheus Fonseca de Souza, João Felipe de Brites Senra e Gabriel Graciliano Guzzo Rosa, do escritório local do Incaper em Iúna, o evento foi ótimo. “A atividade foi extremamente importante para o crescimento da agricultura familiar, pois incentivou a renovação das lavouras cafeeiras indo ao encontro da produção de cafés especiais”, avaliou Matheus, que é engenheiro agrônomo.

Para o engenheiro florestal Gabriel Graciliano Guzzo Rosa, a estação sobre Poda para Café Arábica foi de extrema relevância para os agricultores presentes. “As palestras reforçaram a importância da nutrição da planta ser realizada de acordo com as recomendações baseadas em análises de solo e do aproveitamento dos restos culturais das podas na cobertura do chão, em vez de queimar, prática usual na região, que intensifica a crise hídrica”, falou Gabriel.

Participação das comunidades

O evento contou com a participação de diversas comunidades do município de Iúna: São João do Príncipe, Rio Claro, São José das 3 Pontes, Pequiá, Tinquacibá, Barro Branco, Figueira, Laranja da Terra, Trindade, Bom Sucesso e Fazenda Alegria. Também foram envolvidos agricultores dos municípios de Ibitirama, Irupi, Divino de São Lourenço e até do Estado de Minas Gerais.

Luciana Silvestre Girelli – luciana.silvestre@incaper.es.gov.br

Texto: Luciana Silvestre Girelli